Na noite desta terça-feira (04), a Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB) recebeu, em sua sede, rua José Hemetério de Andrade, 850, a visita do Coordenador de Administração da Regional Oeste, Gelson Leite, para discutirem o trânsito no bairro Buritis. A reunião foi solicitada pela atual gestão administrativa da Associação.

Além do representante da regional Oeste, estiveram na sede 20 pessoas, entre membros e moradores. Tudo foi transmitido ao vivo (pela plataforma Facebook Live da página da ABB) e o vídeo chegou à marca de 4,5 mil visualizações.

Assista aqui.

Gelson disse que até o final do mês de maio as capinas da rua Henrique Badaró Portugal e todo bairro Buritis serão concluídas; alegou que, no momento, existe um trâmite orçamentário e que estão agindo para vencer este problema.

Além disso, falou sobre a limpeza no córrego Cercadinho e da importância de uma associação de moradores como ponto focal de apreensão de problemas existentes em uma região.

Na reunião, Bráulio Lara, presidente da ABB, apresentou os problemas de trânsito que o bairro vem enfrentando e um projeto, intitulado Anel do Buritis, criado por membros da Associação, para melhoria da situação. Gelson assinou um ofício se comprometendo a avaliar o projeto e marcar nova reunião para evoluir na conversas.

Reunião ocorrida na ABB na terça-feira (04) - Foto - Divulgação ABB

Reunião ocorrida na ABB na terça-feira (04) – Foto – Divulgação ABB

OS PROBLEMAS

O bairro Buritis é considerado o local de maior verticalização imobiliária de Belo Horizonte, integrante do zoneamento quatro de ocupação imobiliária desde a década de 90. Em seus limites existem, aproximadamente, 30 mil habitantes (dados do IBGE bairros de 2010).

Não por acaso, em sua principal via, a avenida Professor Mário Werneck, passam 15 mil veículos por dia, em média (dados fornecidos pela assessoria de imprensa da BHTrans).

Nessa avenida reside o segundo maior parque, em extensão, da cidade de Belo Horizonte, o Aggeo Pio Sobrinho. E, na frente dele, encontra-se um problema: um fundo de talvegue que acumula o fluxo de águas fluviais e pluviais.

Esta característica complica qualquer obra que aconteça no local. Por isso, uma intervenção feita pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) deixou para trás alguns defeitos no asfalto.

Isso tem aumentado o debate nas redes sociais sobre qual prioridade a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tem dado ao bairro.  A discussão foi levada, inclusive, a uma audiência pública, ocorrida na Câmara Municipal, no dia 16 de março.

 

Audiência Pública - Fonte - Assessoria Elvis Côrtes

Audiência Pública – Fonte – Assessoria Elvis Côrtes

Aproveitando a união popular em torno do assunto, a ABB apresentou ao coordenador, nessa reunião, uma proposta de reformulação do trânsito desenvolvido por moradores do próprio bairro Buritis.

 

O PROJETO ANEL DO BURITIS

O projeto Anel do Buritis foi idealizado por Paulo Gomide e Mauro Prosdocimi (associados da ABB) com o intuito de reunir, em uma única proposta, a resolução dos problemas de trânsito do bairro Buritis.

O documento teve a primeira versão em 2004, passou por melhoramentos em 2014 e, em 2016, ganhou um novo colaborador, Bráulio Lara (atual presidente da ABB).

O projeto foi apresentado no início de 2014 para Edson Amorim, diretor de Ação Regional e Operação da BHTrans, mas, até agora, não houve retorno.

No início de 2017, a proposta foi entregue nas mãos do prefeito Alexandre Kalil e, agora, na reunião dessa terça-feira (04), para o Coordenador de Administração da Regional Oeste, Gelson Leite. Tudo foi registrado por ofício.

Clique aqui para conhecer o projeto Anel do Buritis.

Mauro Prosdocimi fala sobre o projeto ao Coordenador de Administração da Regional Oeste, Gelson Leite - Foto - Divulgação ABB

Mauro Prosdocimi fala sobre o projeto ao Coordenador de Administração da Regional Oeste, Gelson Leite – Foto – Divulgação ABB

Fonte: Jornal Daqui

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?