Os esportes são uma característica marcante do bairro Buritis. São atletas praticantes desde o kartismo até o tênis. Veja abaixo alguns esportes, times e locais de treinamento no bairro e região.

RUGBY

Surgido na década de 1820, na cidade inglesa de Rugby, o esporte tem similaridade com o futebol e futebol americano. As modalidades (VII e XV) variam segundo a quantidade de jogadores em campo. Os jogadores precisam atingir a meta – um gol em forma de H – durante dois tempos de 40 minutos. O representante do esporte no Buritis é o BH Rugby, time nascido no UniBH. Todos os treinos são no campo da faculdade, no bairro Estoril.
FUTEBOL

O esporte como hoje o conhecemos formatou-se no século XIX, na Inglaterra. Apenas a nobreza o praticava. Uma curiosidade: o uso dos pés para locomover a bola em direção à meta era uma prática bem comum no Oriente, mais de 2.500 anos antes de Cristo. O Buritis United disputa, anualmente, o “Torneio Apertura 2016 de Futebol Semiamador”, em Honório Bicalho.
FUTEBOL AMERICANO

Proveniente da junção entre o rugby e o futebol europeu, o esporte nasceu no século XIX, na América do Norte. Os 11 atletas (característica do futebol) usam as mãos para transportar a bola (característica do rugby).
Os pontos são marcados à medida que o time atinge a dead zone adversária ou joga a bola entre as traves em forma de Y. No Buritis, há sete praticantes do esporte, que participam do time Minas Locomotiva, atual campeão do
Campeonato Mineiro 2016.

 

MARATONA

Diz a lenda que o esporte surgiu no século V a.C., quando os Persas declararam que matariam filhos e mulheres atenienses, caso vencessem uma batalha. A disputa ocorreu nas Planícies de Maratona, a 40 km de Atenas, e as mulheres prometeram sacrificar os filhos e cometer suicídio se não tivessem boas notícias em 24h. Como Atenas venceu, um mensageiro foi enviado rapidamente, para informar o resultado.

A modalidade, disputada desde a primeira olimpíada moderna, em 1896, tem, hoje, o percurso de 42,195 km. O representante mais conhecido, no Buritis, é Milton Duarte. Assim como ele, os vários atletas treinam todos os dias da semana nas ruas do bairro.
KARTISMO

Após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1950, pilotos decidiram criar um veículo para correr pelo hangar, em pista criada pelos aviadores, enquanto estavam ociosos. Os veículos pesavam de 70 a 150 quilos. Atualmente, o kart é considerado a porta de entrada para o automobilismo em modalidades mais complexas, como a Fórmula 1. No Buritis, um dos representantes é Bráulio Lara, corredor no campeonato Netkart.

 

TÊNIS

Jeu de paume [jogo de palma]. Assim era chamado o tênis no século XIII. Os jogadores que rebatiam pequenas bolas com a mão foram precursores do esporte. Mais tarde, as pessoas implementaram pequenas madeiras como extensão do braço. Até então, o jogo era disputado com seis jogadores de cada lado de uma rede baixa e, enquanto um jogador sacava a bola, dizia: “Tenez”. Daí à palavra “tênis”. O bairro Buritis tem várias quadras para prática e aprendizado do esporte, como a BH Tênis e o centro Club Winner Squash & Tênis.

 

Por Victória Trigueiro, Welleson Mendes e William Araújo
Fonte: Jornal Daqui

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?