Os eleitores do Buritis já poderão contar com uma nova seção eleitoral para as eleições municipais de 2016. Além das 21 seções do Uni-BH e das quatro da Escola Americana, a partir de agora, a 332ª Zona também conta com um local de votação no Colégio Unimaster. A criação da nova seção eleitoral se fez necessária diante do crescimento populacional do Buritis nos últimos anos. A medida irá garantir o direito dos eleitores de votarem dentro do seu bairro e próximos de suas residências.

O Buritis é composto por muitos casais novos, que escolheram o bairro para morar e criar suas famílias, e também de jovens que chegaram na idade apta a votar. Como o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sempre prega as vantagens de se votar perto de casa, que é muito mais cômodo e seguro, trabalha para garantir esta possibilidade aos eleitores. “Em razão do UniBH estar com um número muito grande de seções, os eleitores do
Buritis poderão optar pela Escola Americana ou pela nova seção do Unimaster. O principal é que o direito deles de votar no bairro não será desrespeitado”, afirma Rogério Tavares, assessor de imprensa do TRE-MG.

Os eleitores com alguma deficiência física continuam votando no UniBH, uma vez que a unidade é a única que possui uma seção eleitoral adaptada para receber melhor as pessoas com necessidades especiais.

Transferência de título

O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina no próximo dia 4 de maio. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral. Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar na última eleição também tem até o dia 4 de maio para regularizar a situação. A recomendação do TRE é de que as pessoas que querem fazer inscrição ou transferência do título de eleitor o façam o mais rápido possível. “Quem deixa para última hora pode enfrentar fila, ainda mais que este ano Belo Horizonte deu início ao cadastramento biométrico, o que pode contribuir para o aumento do tempo de espera”, orienta Rogério.

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Para realizar a transferência de título é preciso que o eleitor se dirija a uma das quatro centrais de atendimento na capital, portando um documento oficial com foto e um comprovante de endereço.

Locais das quatro centrais de atendimento de Belo Horizonte:

  • Avenida do Contorno, 7.038, Lourdes
  • Avenida Cristiano Machado, 1.704, Cidade Nova
  • Rua Alcindo Vieira, 67, Barreiro de Baixo
  • Rua Padre Pedro Pinto, 5.020, Venda Nova

O atendimento ao eleitor acontece de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Para outros esclarecimentos, o site do TRE-MG, dentro da aba “eleitor”, apresenta inúmeras informações para consulta. Há também o atendimento ao eleitor pelo telefone 148.

 

Fonte: Jornal do Buritis

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?