Em dezembro de 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG), publicou um estudo sobre a exclusão social e situação de risco juvenil intitulado “Índice de Vulnerabilidade Juvenil de Belo Horizonte” (IVJ-BH). O trabalho faz a análise de sete indicadores para delinear, na cidade, as áreas de maior risco ao público jovem.

De acordo com os técnicos envolvidos, a análise foi construída para nortear as ações da PBH com finalidade de uma aplicação mais efetiva dos recursos no combate à criminalidade e outros fatores que afetam a juventude de Belo Horizonte. Por juventude, entende-se a demarcação etária de transição para a vida adulta, segundo conceituação feita pelo relatório.

QUAIS OS PARÂMETROS USADOS?

A cidade de Belo Horizonte possui 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs), divididos pelas semelhanças entre eles. Estes TGCs, já utilizados para organizar o Planejamento Participativo Regionalizado (PPR), também foram usados para aplicar os sete indicadores de vulnerabilidade e descobrir o índice de cada local. Dentre os Territórios da regional Oeste, o bairro Buritis faz parte do TGC Oeste 5 (O5).

MAS QUAL O MOTIVO DE VERMOS TANTOS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NAS RUAS DO BAIRRO BURITIS?

É comum ver estes jovens em situação de risco social nos semáforos que interseccionam o trânsito entre as avenidas Professor Mário Werneck e Engenheiro Carlos Goulart e rua Paulo Piedade Campos, na esquina da lanchonete McDonalds. A busca por recursos financeiros para manterem a família ou até para suprir necessidades básicas de vida não estão isolados como a causa deste cenário.

Por mais simples que o motivo pareça, as circunstâncias que levam estes jovens ao bairro são mais complexas. Para entender uma parcela desta causa, basta unir os seguintes fatores:

  • OS BAIRROS BURITIS E ESTORIL FAZEM PARTE DO TGC OESTE 5 (O5), QUE FAZ LIMITE COM TERRITÓRIOS COM GRANDE PERCENTUAL DE POPULAÇÃO ENTRE 15 E 29 ANOS.
  • NÃO É SEGREDO QUE O BURITIS E ESTORIL SÃO BAIRROS DE ALTO PODER AQUISITIVO, MAS O OUTRO FATOR QUE CONTRIBUI PARA O APARECIMENTO DE JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIAL É A PROXIMIDADE DE TERRITÓRIOS QUE POSSUEM BAIXA RENDA DOMICILIAR MÉDIA.
  • OUTRO INDICADOR QUE AFETA OS BAIRROS BURITIS E ESTORIL, PELA PROXIMIDADE COM TGCS, É A TAXA DE ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. BAIRROS VIZINHOS, PERTENCENTES A TERRITÓRIOS COM ALTA EVASÃO, CONTRIBUEM PARA QUE MAIS JOVENS EM VULNERABILIDADE APAREÇAM NA REGIÃO.
  • OUTRO FATOR É A PROXIMIDADE A BAIRROS COM ELEVADA TAXA DE FECUNDIDADE ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE 15 A 29 ANOS.

Com base em todos esses indicadores, o Índice de Vulnerabilidade Social Juvenil de Belo Horizonte foi criado. De acordo com o Índice, os bairros Buritis e Estoril (TGC O5) apresentaram um dos menores valores de vulnerabilidade social juvenil (8,9), contudo, fazem limite com o segundo maior número da análise (TGC O3, de índice 60,2). Veja no gráfico abaixo os valores do Índice de Vulnerabilidade Social Juvenil por Território de Gestão Compartilhada.

Quando expandimos o índice para as macrorregiões administrativas de Belo Horizonte (Oeste, Pampulha, Venda Nova, Norte, Nordeste, Leste, Centro-Sul, Noroeste e Barreiro), percebemos que o índice médio da cidade é 41,1 e apenas a regional Centro-Sul apresenta número significativamente abaixo (24,3). Algumas das regiões ultrapassam o valor, enquanto outras beiram a linha de vulnerabilidade social juvenil do município.

A regional Oeste, da qual o bairro Buritis está integrado, chegou à média de 36,6 –  o que indica que a região não possui muitas áreas com alta vulnerabilidade, apesar de ter o segundo Território de Gestão Compartilhada com maior índice entre os 40 estudados e presentes na cidade de Belo Horizonte.

 

Para acessar o relatório completo sobre o Índice de Vulnerabilidade Juvenil de Belo Horizonte, clique aqui.

 

 

Fonte: editado a partir de matéria do Jornal Daqui

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?