Neste sábado (6) acontece uma nova edição do projeto infantil Orquestrando, com o tema Recital de Inverno, das 9h às 16h, no Parque Aggeo Pio Sobrinho (Buritis), com entrada franca. A criançada vai poder se divertir com oficinas de circo, meio ambiente, ginástica afetiva, expressão corporal, audiovisual, contação de história, teatro de fantoches, além de intervenções de artes plásticas. A imbatível animadora Rúbia Mesquita comanda os pequenos, com muitas brincadeiras.
O tom musical vai ser por conta da Orquestra Sinfônica e Coro do Instituto Cultural ad Libitum, com um repertório instrumental, animando os papais e colando os pequenos para dançar. Na praça de alimentação, diversos Food Bikes e Food Trucks, com comidinhas deliciosas e saudáveis. Os bebês e responsáveis terão à disposição o “Espaço Baby”, com fraldário, local de alimentação, estrutura para tirar uma sonequinha e ainda área para os nenéns engatinharem.

 

SOBRE O PROJETO
Orquestrar eventos infantis que passem por uma gestação e sejam pensados desde a sua concepção para este público. Esse é o diferencial do projeto Orquestrando, que promove uma série de encontros em Belo Horizonte com atividades gratuitas focadas em crianças e jovens, ao longo do segundo semestre de 2016.
As edições estão programadas para acontecer sempre perto de um grande feriado, ocupando espaços públicos da cidade, com entrada gratuita. Em seis de agosto, primeiro sábado pós-férias escolares, acontece o Recital de Inverno, no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis; no dia 23 outubro, acontece a edição especial Sarau das Crianças, no Mercado Distrital do Cruzeiro; já em dezembro, no segundo sábado do mê, é vez da Cantata de Natal. Em 2016 a edição piloto do projeto foi a Ressaquinha de Carnaval, que aconteceu em fevereiro, com muita animação.
A cada evento o público encontra um ambiente lúdico, no qual é possível experimentar diversas atividades e oficinas, como circenses, artes manuais, musicais, atividades físicas, teatros, dentre outros. Também na programação, a presença de orquestras e bandas musicais, além de animadores infantis. Para os pais ou criadores, toda a infraestrutura para não se preocuparem, com praça de alimentação e segurança. Crianças e adultos passam um dia diferente do que estão habituados, longe de jogos eletrônicos ou da sala de casa. Valorizam a família e criam novos laços.
O principal objetivo é criar nos pequenos uma nova memória afetiva/criativa, deixando de lado paradigmas atuais, como apenas meninas podem dançar ballet ou somente meninos jogam futebol. Hoje os estímulos recebidos por eles chegam dos relacionamentos com seus criadores, da escola, de seu envolvimento com jogos lúdicos e programas de TV. O projeto vem ao encontro disso, somando com intervenções culturais na rua, nas quais a criança vai poder experimentar e viver novas experiências, para assim criar novas memórias.
Gabrielle Corrêa, gestora e idealizadora do Orquestrando, teve a infância marcada por uma experiência dessas. “Quando eu tinha 10 anos fiz um projeto de biologia na escola no qual plantei uma muda de pau-brasil. Aquilo foi tão intenso que até hoje eu sei a data: dia 16 de outubro”. Por que isso criou uma memória tão enraizada? Porque ali a criança Gabrielle estava salvando o planeta, estava plantando a árvore que deu o nome ao seu país, colocando mais ar no mundo, para que todos respirassem melhor. Segundo a gestora, ela poderia ter facilmente se tornado uma profissional que lida com o meio ambiente a partir da experiência. “Daquele grupinho da escola pode ter saído um botânico”, diz.
Os eventos do Orquestrando trazem esta preocupação: dar um estímulo na infância para que no futuro uma das crianças vire atleta porque experimentou uma oficina de circo, ou vire artista plástico porque participou de uma aula de artes manuais. “Queremos despertar os dons dos pequenos, desde pequenos. Orquestrar futuros diferentes”, conclui Gabrielle.

programacao.cdr

SERVIÇO:
ORQUESTRANDO – RECITAL DE INVERNO
DIA: 6 de agosto de 2016 – sábado
HORÁRIO: 9h às 16h
LOCAL: Parque Aggeo Pio Sobrinho – Av. Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis, BH
ENTRADA: franca
ATRAÇÕES: oficinas diversas, brincadeiras infantis, área de alimentação, área para bebês, atração musical e de entretenimento

1 Comentário
  1. Leila Barbosa 3 anos atrás

    Cada vez mais admiro o meu bairro.
    Parabéns comissão organizadora.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?