E a folia chegou ao fim. Foram 5 dias de curtição, festa e alegria. Passado o reinado de Momo, é hora de contabilizar o saldo, reforçar e agradecer o que houve de positivo, e aprender com os possíveis erros, para corrigir e tornar o carnaval de 2020 ainda melhor. O prefeito já disse que o carnaval do ano que vem será ainda maior. BH já está definitivamente entre os maiores carnavais do país, e o Buritis tem sua participação.

Nesse ano tivemos várias boas atrações. Começando com a participação do bloco que hoje é o mais tradicional da região. Nativo do bairro buritis mesmo, e com outros desfiles no currículo, o bloco Inimigos do Fim desceu a Mário Werneck em dois dias fazendo a alegria da galera. Em 2019 tivemos também novidade, com bloco de pets, o Cãobada do Bem, e os blocos Kombi do Reggae e O Fusca. Além de diversos eventos fechados em bares e restaurantes da região.

Mas as grandes atrações foram mesmo o We Love Carnaval e o Bloco Gandahia. O primeiro, um evento fechado realizado na quadra do Zico, trouxe grandes nomes pop nacionais. Muita gente ficou apreensiva com um evento desse porte se realizando na área mais movimentada do bairro. Algumas reclamações relativas ao som alto foram feitas. Claro, nem todo mundo curte o carnaval e alguns gostariam de poder descansar em suas casas nessa época, e se incomodam com o barulho nas ruas. Mas, de forma geral o evento trouxe menos transtornos à população local do que se esperava. Grandes artistas como Thiaguinho, Gusttavo Lima e Jorge & Matheus estiveram presentes.

E fechando o carnaval, na terça-feira, a grande atração do bairro este ano, o Gandahia veio com tudo. O bloco que estreou esse ano veio para suprir a ausência do Baianeiros, que vinha sendo a grande atração na região nos últimos anos, mas que cresceu tanto que em 2019 precisou mudar para a região central da cidade. Com o espaço para um grande bloco aberto na região, o Gandahia assumiu o posto com honras. Trazendo um trio elétrico enorme, e promovendo um camarote na pista de cooper, o bloco lotou as ruas e foi bem recebido. O público era familiar, com muitas crianças presentes, e muita alegria. Mais para o fim da apresentação houveram alguns relatos de brigas, e a polícia precisou agir, jogando gás de pimenta para dispersar a baderna. Alguns inocentes acabaram atingidos e reclamaram. Mas, fora este pequeno incidente, tudo correu com muita tranquilidade e respeito. O saldo foi positivo.

Mauro Sérgio, da DONMO Eventos, realizadora do Gandahia agradeceu ao público e apoiadores, e deu a deixa de que o bloco volta no ano que vem: “Obrigado a todos que fizeram parte dessa nova história que se inicia no carnaval de Belo Horizonte. A família GANDAHIA agradece de coração! ”

As associações e a polícia militar da região acompanharam tudo para garantir essa tranquilidade.  “O bairro não tem como ser núcleo de grandes eventos, e o ideal é que mantenha uma característica de carnaval doméstico, de moradores. Para isso, é preciso que a Prefeitura apresente-se para o planejamento e o diálogo com antecedência e não conduzindo o processo a toque de caixa na última hora como fez em 2019. O morador que não quer participar das festas também precisa ser respeitado com o cumprimento dos horários, limites de poluição sonora e mobilidade urbana.”, diz Bráulio Lara, presidente da Associação de Moradores do Bairro Buritis.

Gracy Torres, presidente do Comitê de Segurança (COMSEBB), relata: “O carnaval no bairro Buritis começou cedo para o COMSEBB, que planejou suas ações com 1 mês de antecedência, em consonância com órgãos como a Polícia Militar e o COP – Centro de Operações Integradas da Prefeitura. Acompanhou a programação dinâmica da Belotur para o bairro, referente aos trios e blocos que tiveram, muitos deles, seu desfile cancelado de última hora. Participou da reunião do COMOVEEC – A Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais no 5º BATALHÃO para alinhar ações e se integrar aos demais órgãos com foco na organização e prevenção. Também participamos da reunião de planejamento para o carnaval no COP, a convite da Secretaria de Segurança Pública. Este ano tivemos um novo evento (fechado) no bairro, o We Love Carnaval que foi realizado na quadra do Zico. Preocupado com a segurança dos foliões, o COMSEBB visitou o evento todos os dias e, com exceção do primeiro do dia quando parece ter havido superlotação do local, nos demais dias o evento aconteceu com bom público, porém sem registro de problemas relacionados à segurança, trânsito ou atendimentos médicos. O desfile do bloco Inimigos do Fim, já tradicional no bairro, aconteceu de forma tranquila, com a presença de famílias, crianças, jovens num desfile muito alegre. Visitamos também os bares da Av. Henrique Badaró Portugal no dia do desfile do bloco Gandahia para verificar a segurança interna. Nos foi relatado problemas de brigas generalizadas na rua, que exigiram a intervenção da Polícia Militar. O COMSEBB esteve todos os dias em permanente contato com as autoridades informando a situação local de todos os pontos visitados tais como público, organização e trânsito. Também compartilhou seu sistema de monitoramento do bairro com o COP para facilitar a coordenação dos eventos e agilizar atendimentos e intervenções, caso fossem necessárias. ”

Inimigos do Fim

We Love Carnaval

Gandahia

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?