O carnaval 2019 está chegando. A Prefeitura de BH tem feito uma grande estrutura e programação, com centenas de blocos pela cidade. Tudo é festa. Mas junto com a folia, vem a preocupação com questões como segurança, infra-estrutura e limpeza urbana. Para tentar organizar tudo isso em relação ao carnaval no Buritis, as associações de moradores locais precisam, em primeiro lugar, ter todas as informações sobre a programação dos blocos da região. Mas o repasse dessas informações pela Belotur, ou a falta dele, tem sido um problema.

Gracy Torres, presidente do COMSEBB (Comitê de Segurança do Bairro Buritis), uma associação voluntária de moradores que trabalha junto aos órgãos públicos visando ações de prevenção em segurança, relata que tem tentado contato com a Belotur há mais de um mês, para solicitar uma lista com a programação dos blocos na região, mas sem sucesso. Ela diz que os telefones estão sempre ocupados ou ou não atendem. Funcionários transferem uns para os outros, sem saber quem é o responsável. “O desprezo da Belotur com as associações do bairro, instituições legítimas e juridicamente constituídas, que trabalham a favor do bairro, é gritante. Desde ano passado temos essa dificuldade.”, reclama.

A intenção do COMSEBB é permitir aos moradores do bairro se programarem para participar (ou não) dos eventos e se prevenirem dos transtornos do trânsito, e aos comerciantes, se programarem para o atendimento ao publico como estoque, segurança, horário de funcionamento, contratação de funcionários, etc. “Devemos permitir a população tomar conhecimento dos eventos, datas, locais e previsão de público, para que possam se planejar. E não tomarem conhecimento dias antes, sem qualquer planejamento. O COMSEBB sempre traça ações de prevenção de segurança em parceria com a Policia Militar, e justamente numa festa onde haverá grande presença de publico externo, além do interno, precisamos estar atentos à segurança do nosso bairro. A falta dessa lista nos impede de tomarmos decisões e traçarmos planos de ações emergenciais, caso sejam necessárias.”, diz Gracy.

A ABB (Associação de Moradores do Bairro Burtis) também encontra-se na mesma situação. Questionado, Bráulio Lara, presidente da ABB disse que desde janeiro a Associação do Bairro Buritis tem tentado obter respostas da Belotur sobre o planejamento do carnaval. “Agora, em cima da hora, ainda não temos informação sobre o que vai ocorrer no bairro. Informações brotam na imprensa e a sensação de sermos os últimos a saber o que vai ocorrer é péssima. Nossa grande preocupação é que em nome da realização das festividades, o poder público não garanta a estrutura, segurança e cuidados com os espaços privados e públicos. Gostaríamos que o carnaval do Buritis continuasse sendo um carnaval de bairro, com blocos locais e eventos voltados para a localidade. No entanto, é o oposto do que deve acontecer. Grandes eventos travestidos de manifestações populares espontâneas vão ocorrer. Quem será responsabilizado depois que os problemas vierem? Trânsito, segurança, perturbação, depredação, etc. Infelizmente, a conta final sempre fica para o morador.”

O Meu Bairro Buritis publicou a poucos dias uma programação dos blocos da região, mas com informações obtidas com os próprios responsáveis por cada bloco. Incluímos alguns, que constam em uma listagem preliminar da Belotur, mas sem confirmação final e sem maiores informações. Veja a programação aqui.

“Se a Belotur quer fazer de BH o maior carnaval do Brasil, deveria se preocupar em fazer não só o maior mas o melhor. Começando por atender as associações de bairro, que cuidam com tanto empenho de seus bairros e moradores. Vou além, essas associações deveriam ser inclusas nas reuniões de planejamento do carnaval de BH, pois afinal de contas elas contribuem muito para a organização, limpeza e segurança de seus respectivos bairros.”, finaliza Gracy Torres.

 

1 Comentário
  1. B 5 meses atrás

    http://portal6.pbh.gov.br/sacweb/work/Ctrl/CtrlSolicitacao?acao=11&codsolicita=283488697

    Detalhamento da Solicitação:

    TIPO DO ESTABELECIMENTO: LOCAL DE FESTA NOME DO ESTABELECIMENTO: MIRANTE BEAGA TELEFONE DO ESTABELECIMENTO: NÃO DIVULGADO TIPO DE RUÍDO: MUSICA AO VIVO DIAS QUE OCORREM O INCÔMODO: CARNAVAL – DE 01/03 A 06/03 HORÁRIO FREQUENTE: A PARTIR DA 20:00 HORÁRIO DO REGISTRO DA SOLICITAÇÃO: ENDEREÇO ONDE O CIDADÃO SE ENCONTRA: BAIRRO BURITIS E BAIRROS VIZINHOS. OUTRAS OBSERVAÇÕES: COMO VEM OCORRENDO TODOS OS ANOS, O BARULHO PRODUZIDO PELAS FESTAS NESTE ESTABELECIMENTO, POR SEU EM LOCAL ABERTO, PERTURBA O BAIRRO BURITIS E ADJACÊNCIUAS. AS FESTAS, COM MUITO BARULHO, SOM ALTÍSSIMO, COSTUMAM IR ATÉ O DIA RAIAR. DESTE MODO, ESTOU SOLICITANDO, ANTECIPADAMENTE, QUE A PREFEITURA BUSQUE UMA FORMA CONCILIAR A REALIZAÇÃO DAS FESTAS COM A DIREITO AO SOSSEGO E AO DESCANDO DOS MORADORES DE TODA UMA REGIÃO, INFORMANDO, PRINCIPALMENTE, ATÉ QUAL HORÁRIO É PERMITIDA A EMISSÃO SONORA, BEM COMO FISCALIZANDO A ALTURA DO SOM E CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS. OBRIGADO, A VISTORIA SERÁ REALIZADA EM 10(DEZ) DIAS ÚTEIS.

    Prezado munícipe, tendo em vista que o evento citado em sua demanda irá acontecer em data futura, e que este serviço prevê um prazo máximo de 10 dias para atendimento, fineza, quando da ocorrência do incômodo, abrir nova solicitação, através do telefone 156 – SERVIÇO: FISCALIZAÇÃO – POLUIÇÃO SONORA – PRONTO ATENDIMENTO.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?