Conheça o bairro Jardim América

Conheça o bairro Jardim América

Jardim América é de área extensa verticalmente mas de poucas largura, e se extende da divisa com o Estoril até o Nova Suiça, ao longo da lateral da Av. Barão Homem de Melo. É um bairro predominantemente de classe média e ruas com pouco movimento.

A Praça Apa é considerada o “centro” do bairro. Nela concentram-se variados tipos de comércio e serviços. Além da praça, a Rua Gávea também é referência como comércio. A rua de maior movimento e uso é Lindolfo de Azevedo, já que é a maior rua e cruza o bairro em seu centro.

HISTÓRIA

O bairro teve sua origem a partir da Fazenda das Goiabeiras, de propriedade do senhor Ranieri Migliorini. Essa fazenda fazia divisa com a Fazenda do Cercadinho (que originou o Buritis), e com o córrego dos Macacos.

A grande quantidade de jardins e roseiras nos limites da fazenda deram origem ao nome do bairro.

Em 1918, com o falecimento do proprietário, a fazenda foi vendida e loteada. O novo lotamento recebeu o nome de Vila Jardim América.

Assim nascia um povoado com cerca de 50 famílias, a maioria composta por operários. Essa região porém permaneceu estagnada durante muito tempo, sem nenhuma infra-estrutura.

O bairro começou a se desenvolver a partir de 1932, quando recebeu saneamento básico. A iluminação pública chegou em 1953, e neste mesmo ano foi dado início à abertura e encascalhamento das ruas.

Como consequência começaram a circular os primeiros veículos utilizados no transporte público, conhecidos como canarinhos, devido a cor amarela dos mesmos.

Por esta época apareceram também as primeiras escolas.

Ainda na década de 1950, o Jardim América teve os limites territoriais ampliados, principalmente após a criação da Vila Barão Homem de Melo, que hoje responde pela área mais adensada do bairro.

Na década de 60 as ruas foram calçadas e o bairro recebeu a sua primeira linha regular de ônibus.

A Paróquia de São Jorge foi inaugurada na década de setenta. Antes dela, existia apenas um cruzeiro de madeira, situado em um lote doado. Posteriormente foi construída a Capela São Jorge com recursos da própria população, e só após grandes reivindicações foi construída a referida Paróquia. Atualmente foi fundada a Paróquia São Domingos Gusmão, antigo Curato São Domingos, sendo formada pela igreja matriz São Domingos, Padre Anchieta, e a Capela Nossa Senhora do Rosário.

Supermercados, farmácias, locadoras de vídeo, açougues e sacolões oferecem aos consumidores quase tudo que eles precisam. Os demais produtos e serviços são buscados em bairros vizinhos, ou centro.

Fonte: Wikipedia

Meu Bairro Buritis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *