As tradicionais festas juninas não passarão despercebidas no nosso bairro este ano. Está marcado para os dias 03 e 04 de junho a realização do primeiro Arraiá do Burita, que contará com o apoio do MEU BAIRRO BURITIS  e do JORNAL DO BURITIS. Este será mais um evento coordenado pela produtora Donmo, a mesma que realizou o Buritis Retrô, em 2016, e o Carna Buritis, em fevereiro. Contudo, muitas vezes, quem participa das festas ao ar livre, gratuitas ao público, não tem ideia de todos os obstáculos que necessitam ser superados para que elas aconteçam.

Mauro Draft, um dos proprietários da produtora, fala sobre todos os desafios para realizar eventos populares e opina sobre o que o poder público poderia fazer para auxiliar neste trabalho.

JORNAL DO BURITIS: Quais são as maiores dificuldades encontradas pelo setor empresarial para realização de festas públicas?
Mauro Draft: Os trâmites e custos dos eventos deste porte são complexos. Buscar parceiros e investidores não é uma tarefa fácil. Ainda mais em uma época político-econômica tão conturbada. Os primeiros eventos que fizemos no Buritis foram praticamente com recurso próprio. Sendo um grande desafio para a empresa. Como todos eles foram feitos com muita dedicação e profissionalismo, o sucesso é um resultado imediato. Com a boa repercussão do êxito em nossos eventos, os apoiadores e patrocinadores agora querem fazer parte de uma forma mais efetiva.

JB: A tão falada burocracia brasileira ainda é um dificultador?
Mauro Draft: A burocracia deveria vir acompanhada de eficiência. Os documentos exigidos e excessos de taxas entre as diversas autoridades dificulta a comunicação entre eles e como consequência diminui a efetividade da prevenção e fiscalização. O que queremos é que os eventos sejam o mais seguros possíveis para quem frequenta e quem realiza. Em nossa cidade, de alguns anos para cá, toda esta situação melhorou muito. Mas ainda podemos melhorar ainda mais pelo bem coletivo da qualidade e segurança.

JB: Como o poder público poderia contribuir? E os moradores também poderiam fazer algo?
Mauro Draft: O poder público poderia criar um departamento unificado entre todas autoridades para avaliação e fiscalização de todos os eventos, facilitando o trâmite burocrático e aumentando a efetividade da fiscalização e prevenção. Quanto aos moradores é de suma importância que participem do evento como um todo. Sigam as orientações de segurança e ajudem na fiscalização de uma forma geral. Os moradores apoiam bastante os eventos realizados pela Donmo, mas ainda existe uma gigantesca falta de informação por parte de alguns em relação à forma e critérios usados para se realizar um evento no bairro. Por exemplo, alguns moradores cobram bastante por limpeza, segurança, qualidade e preços acessíveis, mas reclamam do fato de que a empresa organizadora não permite a entrada de bebidas e comidas no evento. Pois bem, toda a infraestrutura cobrada pelos mesmos moradores é paga com a exploração da praça de alimentação durante o evento. Mas fazer eventos no Buritis é ótimo e muito prazeroso, sou suspeito para falar pois sou morador do bairro também.

JB: Quanto tempo se leva em média para organizar um grande evento público como o Buritis Retrô e o Carna Buritis?
Mauro Draft: Leva em média cinco meses para ser concebido. Projeto, avaliação de riscos, prospecção de patrocínio, produção e execução. A intenção da organização e elaboração destes eventos no Buritis é de integrar os moradores em eventos dedicados à família. Trazendo cultura e lazer de qualidade aos moradores com entrada gratuita. Promover e fomentar o comércio local movimentando a economia do bairro.

O primeiro Arraiá do Burita será realizado na Rua Henrique Badaró Portugal, a partir das 11h. As bandas que irão se apresentar ainda não foram definidas pela organização.

 

Fonte: Jornal do Buritis

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?