As cores têm um poder incrível dentro da decoração, seja com a função de renovar, ampliar, iluminar, e provocar sensações – sim, elas podem influenciar no humor e bem-estar das pessoas – por isso é tão importante escolher a paleta certa, e ter dentro de casa harmonia, equilíbrio e beleza.

Hoje nossa conversa vai girar em torno delas: cores quentes, frias, neutras… Não importa a paleta que mais te agrade, a ideia é te ajudar a definir qual a melhor cor para suas paredes; e o objetivo é você se encantar depois de tudo pronto.

* Gosto pessoal – esse item tem uma relevância enorme na hora da escolha, mas vale algumas dicas: cores quentes (vermelhos, amarelos, laranjas…), têm o poder de energizar, agitar, aquecer, por isso o ideal é que sejam usadas em áreas sociais. Para os quartos, e ambientes de relaxamento as cores frias e neutras, como os tons de azul, verde e bege, são mais bem vindas, por transmitirem uma energia de paz e tranquilidade. Mas caso você deseje muito levar as queridinhas cores quentes para seu quarto, tente usá-las com critério – uma boa ideia é usá-las em detalhes e não em todo o conjunto.

* Tons em harmonia – Observe os tons dos móveis, dos revestimentos e tecidos que você já possui em seu ambiente, e partindo dessa premissa escolha as cores para a pintura das paredes. A cor precisa criar um “link” com algum elemento do ambiente. Tem que haver uma “conversa” harmoniosa, entende? Vale brincar com mais de uma cor, vale usar toda a sua criatividade para mudar a cara do ambiente. O bacana é saber dosar para alcançar uma harmonia elegante.

* Cor e iluminação – eis uma dupla que tem tudo haver – são capazes de juntas transformarem todo o décor. Exemplo: está super em alta usar tons escuros nas paredes, principalmente nas salas, tons que vão do cinza ao preto – este estilo de decoração pede lâmpadas com maior intensidade, pois a cor escura absorve mais a luz. O uso de vários spots também é aconselhável, evitando que a iluminação crie sombras nas paredes. E a ciranda é sempre essa: equilíbrio entre os elementos para chegar ao resultado sonhado com muito sucesso.

* Inspirações – você pode lançar mão dos aplicativos de cores dos fabricantes de tintas, basta fotografar o ambiente, escolher a cor e clicar – como num passe de mágica você verá a parede de seu ambiente na cor escolhida. Outra ferramenta inspiradora são os aplicativos de imagens – lance mão deles para apurar seu olhar.

Inspire-se nessas dicas, e leve as melhores energias em forma de cores para dentro de sua casa, e renove seu olhar, seu humor, e dê aquele “up” no bem-estar.

“A vida tem a cor que você pinta.”


Luciane de Assis Leal
 é formada em Design de Interiores, pelo INAP – Instituto de Arte e Projeto- BH/MG. Trabalha com consultoria e projetos de design de interiores desde 1999 – elaborando projetos de decoração de ambientes residenciais, comerciais e desenho de mobiliários.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?