Colunas, Sexo (Walkíria Fernandes)

Falta de desejo sexual? Saiba as causas e como tratar!

Você sabia que quase 40% das mulheres não sentem vontade de ter relações sexuais?

Muitas vezes esse desejo nunca existiu; outras, diminuiu ou simplesmente acabou.

O desejo sexual , a Libido, pode variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida, por diversos fatores.
A primeira coisa a ser feita, é saber qual o motivo da falta ou diminuição do desejo. Vamos começar por pesquisar as possíveis causas físicas.

Fatores hormonais, hipotireoidismo, menopausa, uso de alguns medicamentos, gravidez, uso de anticoncepcionais são fatores que podem ocasionar a diminuição do desejo sexual da mulher.

Mas não é sempre que os fatores hormonais são os responsáveis pela falta do desejo sexual. A sexualidade da mulher é muito difusa e muitos fatores emocionais, psicológicos e principalmente conjugais podem interferir no desejo sexual. Mágoas não resolvidas, falta de diálogo ou atenção, hostilidade na maneira de ser tratada, tudo isso pode como o tempo ir acabando com o desejo sexual da mulher.

Mesmo que a falta de desejo seja por causas físicas, pode levar a consequências emocionais e conjugais.
Quando a mulher diz que nunca gostou de sexo ou que nunca sentiu vontade de praticá-lo, podemos pensar que provavelmente a educação que ela teve contribuiu para que o sexo não fosse visto como algo prazeroso.
Experiências sexuais traumáticas, história de abuso sexual também podem ser responsáveis pela ausência do desejo sexual.

Mas quando ela diz que o desejo já existiu e que não existe mais, então podemos pensar em algum fator no relacionamento conjugal, pessoal, familiar, ou profissional como causa dessa situação. Além disso, uma mudança da imagem corporal também pode afetar a autoestima e desejo da mulher.

Algumas mulheres nunca sentiram muita vontade de ter relações e costumam dizer, que se o sexo não existisse, pra elas NÃO FARIA A MENOR diferença.

Muitas dessas mulheres estão casadas e isso acaba trazendo muitos problemas no relacionamento. Mas, na maioria das vezes, quem busca ajuda é o parceiro desta mulher. Justamente pelo fato de que a falta do desejo leva à falta das relações e isso incomoda muito mais ao parceiro, do que a ela mesma que, obviamente, não se interessa pelo sexo.
Quando a mulher não sente desejo de ter relações , muitas vezes pode sentir dificuldades de se excitar e de até mesmo chegar ao orgasmo. Com o passar do tempo sem buscar ajuda, todo o relacionamento conjugal pode ser comprometido e até mesmo ser rompido, levando o casal a uma separação.

Muitas mulheres que não sentem vontade de ter relações sexuais, nem conversam com seus parceiros sobre essa situação e continuam fazendo sexo sem ter vontade. Muitas vezes até fingem ter orgasmo, não só pra agradar o parceiro mas, muitas vezes para que a relação acabe logo. Ter relações sem vontade pode fazer com que haja pouca lubrificação vaginal, o que pode levar à dor ou desconforto.

Buscar ajuda profissional pode te ajudar a melhorar a sua vida sexual assim como em consequência, o seu relacionamento conjugal.

 

Walkíria Fernandes Sexóloga/Psicóloga/ Terapeuta de Casais, Membro efetivo da Associação Brasileira para o estudo das Inadequações Sexuais, Membro da SBRASH- Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, Ex Professora de Psicologia do Comportamento Sexual e de Psicologia Multimodal no Instituto Newton Paiva, Diversos cursos de Especialização e Pós graduação em Sexualidade Humana, Palestrante com participação em diversos programas de Televisão, Colaboradora em diversos Portais na Internet, Atendimento clínico há mais de trinta anos em consultório particular a pessoas com queixas sexuais. 

Meu Bairro Buritis

Relative Posts

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.