Mais uma de nossas entrevistas com os candidatos a vereador que residem na região. Vamos tentar ajudar para que os moradores do Buritis e região acompanhem todos os candidatos locais e votem com consciência. A conversa da vez é com o comerciante mineiro, bacharel em direito, Frederico Papatella Padovani.

MEU BAIRRO BURITIS: Conte para gente por favor um pouco da sua história pessoal.

FREDERICO PAPATELLA PADOVANI: Meu nome é Frederico Papatella Padovani, mineiro, 32 anos, casado, bacharel em direito pela faculdade UNA-BH. Iniciei minha vida profissional aos 14 anos, trabalhando em eventos e trabalhando em loja de roupas até os 18 anos. Após concluir o ensino médio fui trabalhar na empresa da família. Nesta, atuei em diversas funções e atualmente ocupo a função de diretor administrativo. Dedico-me ao partido NOVO desde 2010. Sou associado honorário do IFL (Instituto de Formação de Líderes), fazendo parte da diretoria de 2012/2013. Sou o atual presindete da CDL Jovem BH e também presidente do Conselho Jovem da CMI-SECOVI/MG (Câmara do Mercado Imobiliário).

 

MBB: Conte um pouco também sobre sua história no Buritis e sua vivência no bairro.

FPP: A primeira empresa de meu pai no bairro foi há 22 anos. Comerciante, não tinha dia de folga. Lembro-me de passar vários finais de semana na empresa, brincando e vivenciando o dia-a-dia do bairro que à época possuía mais lotes do que prédios. Lembro de quando a construtora Mendes Junior encerrou suas operações no bairro, o início das faculdades e do colégio Magnum (no qual estudei por 6 anos, porém o da Cidade Nova). Casei em setembro de 2014 e em julho de 2015 mudei para o Buritis. Por ser comerciante, sempre estive atento as necessidades do bairro, seja na parte de infraestrutura, segurança, pois isto afeta diretamente o comércio local.

 

MBB: Muitos moradores nos questionam dizendo que sequer conheciam a ABB ou que acham que ela tem pouca efetividade. O que você acha sobre isso? Os moradores tem razão de reclamar ou falta as pessoas procurarem de envolver mais?

FPP: Concordo que a ABB, até então possui pouca visibilidade. Estou no bairro a 14 anos e há pouco tempo que tomei conhecimento da mesma. A reclamação é legítima porém acredito que a falta de interesse em participar deve ser considerada. Fato é que, ela poderia estar melhor do que hoje. Para isto, ações como esta são fundamentais para o envolvimento e visibilidade da ABB. Divulga-la é essencial. Canais online, jornais do bairro, envolvimento dos comerciantes, tudo isto ajuda no crescimento da mesma. Conte comigo para o que precisar. Comecei a participar das reuniões. Percebi que é composta por pessoas do bem, que possuem como foco trazer melhorias para o bairro.

 

MBB: A participação nas redes sociais é importante e tem sido bastante intensa. Dá pra levar isso pra “mundo real” e fazer acontecer o que se reivindica no virtual?

FPP: Entendo que a internet é um canal de comunicação essencial, livre. Muitas coisas são pertinentes, outras nem tanto. O fundamental é que é um canal de comunicação direto com os munícipes. Bem trabalhado, é uma ferramenta poderosa. Deve ser respeitada. Tem muita coisa boa ali. Mesmo que não consigamos aplicar tudo que é sugerido (por limitações legais, financeiras ou geográficas), é um canal de esclarecimentos e divulgações.

 

MBB: Você se lançou como pré-candidato a vereador nas próximas eleições. Quais seus projetos, caso eleito?

FPP: O papel do vereador é muito limitado se comparado as demais funções eletivas do nosso país. Fiscalizar as finanças da cidade. Acompanhar as ações do prefeito com o foco sempre em propor ações efetivas de redução de custos, aumento de produtividade, baseada na meritocracia, inovação, respeitando sempre as liberdades individuais e propriedade privada. Propor acabar com leis que em nada acrescentam a qualidade de vida da população, apenas burocratizam e inviabilizam o empreendedorismo. Propor leis que visam melhorar e dar mais eficiência a saúde, educação e segurança.

 

MBB: Na sua opinião, seria importante para a comunidade eleger um representante local nestas eleições?

FPP: Com certeza. Empreendo desde jovem e uma das lições que aprendi é que o ser humano, quando acompanhado, produz de forma mais eficiente entregando melhores resultados. Ter um vereador no bairro é estratégico para o mesmo, pois todos sabem onde encontra-lo para sugerir, reivindicar, reclamar. Nós brasileiros temos que entender que política bem feita envolve a participação de todos, durante todo o período. Dos munícipes, elegendo e depois fiscalizando, acompanhando o vereador. Este, por sua vez, deverá cumprir com suas propostas e, a meu ver, com seu mandato por inteiro, não utilizando este pleito para daqui 2 anos lançar-se a outro cargo.

 

MBB: O que um vereador eleito pelo bairro poderia ajudar, especificamente?

FPP: Primeiro reduzir o custo operacional da câmara dos vereadores, iniciando pelo seu próprio gabinete. Verbas “indenizatórias”, motorista, tudo isto é um compromisso que faço. Ter um gabinete eficiente, com profissionais contratados pelo mérito e com metas a serem cumpridas. Dar visibilidade a toda a gestão. Criar um canal de comunicação com o gabinete para os moradores. Ser o porta voz da região dentro da Câmara dos Vereadores. Um vereador eleito pelo bairro, que mora/trabalha no Buritis percebe as necessidades locais, será encontrado diariamente no bairro e poderá construir junto com os moradores, estratégias, sugestões de melhorias.

 

MBB: Quais você acha que são os pontos fortes do bairro e quais os principais problemas? E quais suas sugestões para resolvê-los.

FPP: O Buritis é um bairro diferente dos demais de BH. Costumo dizer que estamos numa “cidade” dentro de Belo Horizonte. Temos universidades, várias escolas, um comércio pujante, todas as grandes redes de supermercados estão aqui, excelentes restaurantes, cinema. Atualmente o grupo de vizinhos protegidos tem feito um trabalho excelente junto à polícia militar. Temos o Centro de Operações da Prefeitura – COP – que é espetacular, o parque Aggeo Pio Sobrinho que é muito frequentado pelos moradores, matas de preservação permanente (como a área na Rubens Caporalli Ribeiro). A população do bairro movimenta o comércio local, pista de caminhada, inúmeras academias e quadras para a prática de esportes.

O ponto negativo do bairro entendo como o trânsito, iluminação pública, algumas ruas muito mal asfaltadas, ainda não terem finalizado a saída do bairro pela Rua Henrique Badaró Portugal que sairia na Av. Tereza Cristina, uma fiscalização maior noturna do bairro por parte da polícia.

 

MBB: Quais suas expectativas para o bairro e região no futuro próximo? Dá para esperar melhorias ou novidades?

FPP: As melhores possíveis. O bairro Buritis possui características que atraem pessoas do bem. É um bairro relativamente jovem e muito frequentado por pessoas de todas as idades. Proximidade com o centro, universidades, comércio independente, alta densidade demográfica (isto significa consumo). O que mais me chama atenção no bairro é seu comércio independente. Faço tudo aqui, sem precisar sair.
MBB: Muito obrigado pela entrevista. Gostaria de deixar algum recado para os moradores e frequentadores?

FPP: Estamos passando por um momento conturbado na política. Nunca pensei em lançar-me na política. Estou pré-candidato a vereador pelo partido NOVO. É um partido que possui menos de 1 ano, sem políticos e não temos coligação com nenhum outro partido. Teremos candidatos apenas em 5 cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre). Conheça nossos princípios e valores. Acesse o site http://novo.org.br

Acredito muito na ideia do NOVO e nas pessoas que lá estão. Antes de decidir em quem votar, procure saber quais são as intenções do partido que a pessoa está filiada. Procure saber realmente quais são as atribuições que um vereador pode ter na Câmara dos vereadores. Lembro-me, em campanhas passadas candidatos prometendo coisas absurdas, que não são da esfera do legislativo municipal. Se encontrar alguns destes, suspeitem. Preparo e transparência deve ser a base da política nova. Aos que quiserem me acompanhar pela internet, minha página do Facebook é: https://facebook.com/fredpapatella. Tenho certeza que estamos precisando de algo NOVO no cenário político brasileiro.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?