Um dos principais componentes de algumas novas propostas de treinamento nas academias é o levantamento olímpico. Eu com mais de 15 anos de experiencia em academia fico preocupado. A maioria das lesões na coluna são protuberâncias dos discos intervertebrais, a famosa dor lombar ou lombalgia.

Os discos são resistentes a altas cargas quando eles não estão flexionados, em uma postura neutra, quando por exemplo estamos em pe em uma posição ereta.

Pense em abaixar para pegar algo pesado no chão, nestes casos a coluna não pode ser flexionada e a pessoa deve sempre abaixar e levantar flexionando o joelho e mantendo a coluna rígida. A lesão aparece quando a pessoa nao agaicha corretamente, a coluna vertebral é flexionada e, em seguida sobrecarregada com alta compressão se estendendo ainda mantendo essa alta compressão. As altas repetições destes movimentos em flexão enquanto sob altas cargas, estressam lentamente as fibras de colágeno que formam os anéis externos do disco.

Eventualmente, o efeito cumulativo no núcleo pulposo pode causar uma protusão discal., o que leva a lombalgia deixando a pessoa muitas vezes na cama sem poder andar por dias.

Essa é minha preocupação entre os praticantes de levantamento de peso nas academias. As altas repetições e a deterioração da técnica do levantamento por causa da fadiga em alunos pouco experientes provoca uma maior incidência de protuberâncias e hérnias de disco. Ortopedistas nao tem muitos problemas com essas lesões nos atletas olímpicos pois normalmente eles têm uma tecnica de levantamento perfeita, o que demora anos para se desenvolver! Sempre preservando a coluna durante o levantamento.

Os atletas de levantamento olímpico tambem enrijecem o colágeno em seus discos intervertebrais apenas treinando a mobilidade articular. Os atletas que não dominam a técnica correta de Clean and Jerk ou levantamento olimpico irão desenvolver problemas de hérnia de disco em algum momento da vida.

Como sempre digo durante anos, NUNCA façam movimentos, com ou sem carga FLEXIONANDO a coluna, mesmo alongando ou fazendo abdominais, o resultado depois de anos dessa prática errada leva também aos sintomas descritos acima. Agora imaginem

esse movimento sendo feito com altas cargas e a coluna totalmente desprotegida durante o arremesso acima do ombro, fazendo com que a carga venha a incidir diretamente na lombar. Tenho visto repetidamente esse exercicio com barra sendo feito por pessoas sem experiencia e sobrecarregando progressivamente a coluna, fazendo com sejam candidatos potenciais a lesoes lombares a curto e medio prazo. Minha dica eh que essas pessoas que desejam realmente fazer o levantamento olimpico, que aprendam a dominar REALMENTE a tecnica, caso contrario as dores lombares vao obriga-lo a procurar em breve um ortopedista.

 


Bruno Mello 
é Coordenador técnico da MCM academia, professor de educação física, personal trainer e jornalista

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?