Bruno Tonelli

O incentivo à prática de atividades artísticas sempre foi um ponto forte do Buritis. Talvez por isso, o bairro conte hoje com a importante presença de grandes artistas em sua comunidade, entre eles o jovem músico Bruno Tonelli. Para celebrar o Dia do Músico, comemorado no próximo dia 22, o JORNAL DO BURITIS programou uma matéria especial com Bruno, o qual através dele homenageia todos os demais músicos do nosso bairro.

Assim como a maioria dos músicos, a paixão pela arte surgiu em Bruno como herança de família. Ele é filho do famoso músico de baile, Geraldo Tonelli, da banda GT Trio, e teve suas primeiras aulas bem no início da vida. “Lembro de estar sentado em um piano estudando acordes e exercícios de técnica com meu pai. Sempre amei escrever poesia e compor músicas”. Aos 13 anos montou a primeira banda aqui mesmo no Buritis, a “PRIME” junto com Leandro Malias e Eduardo Faleiro. Tocou por sete anos seguidos, lançando dois discos e chegando a realizar shows interestaduais. Na época da faculdade era hora de escolher a profissão e a música, mais uma vez, falou mais alto na vida de Bruno. Conheceu o também compositor e músico André Lanari e juntos criaram em 2007 o “7 Estrelo”. Trabalho de música e arte contemporânea que mesmo diante de muitas dificuldades prossegue forte ainda hoje já tendo lançado quatro discos e um EP em quatro continentes: América, Europa, África e
Ásia. “Após mais de 15 anos investindo na carreira, hoje consigo entender melhor o quadro do mercado musical. Há 10 anos o modelo de mercado que conhecíamos mudou muito e continuamos estudando e acompanhando os modelos de negócio que estão sendo vividos. Esse amadurecimento é reflexo de conquistas e oportunidades que passam e com ousadia você deve estar apto a investir e contar com a ajuda de pessoas e profissionais que acreditam no seu trabalho”.

Carreira internacional

Desde 2008, após o lançamento do primeiro disco do “7 Estrelo”, Bruno Tonelli, ao lado de André Lanari, frequenta feiras e conferências de encontro dos segmentos de mercado da música em nível mundial como a Womex na Europa, CMJ em Nova York, CMW no Canadá, AME em Cabo Verde, na África, e WorldFest e Sitalpati Mela na Índia, na Ásia.

O lançamento do novo disco duplo “IV” aconteceu na Womex, (A Wolrd Music Expo) em outubro do ano passado. Em seguida surgiu a oportunidade de uma turnê de 18 shows na Índia e ainda um show oficial de lançamento e gravação de um DVD em Belo Horizonte. Agora, após vários festivais nacionais em diversos estados do Brasil, a banda realiza shows no Visa For Music, feira importante em Marrocos que liga os mercados africano, oriente médio e europeu, e ainda retorna para mais uma turnê no continente asiático. “Os desafios são muitos para se consolidar uma carreira e um trabalho autoral de personalidade, que é o meu caso. Hoje continuo estudando, realizando cursos pelo Sebrae, participando de fóruns e, além do “7 Estrelo”, trabalho com mais dois grupos musicais o “Triballzen” (indígena) e o “Vrindavan” (mantras indianos)”.

Conselho 

Por ser difícil conseguir o capital inicial para os primeiros passos o conselho que o músico do Buritis dá aos novos artistas é que organizem seus materiais e se inscrevam em editais públicos da Cultura (municipais, estaduais e federais), que são de direito de todos e podem gerar fundos para a execução de suas ações como incentivo à produção cultural.

Há 10 anos, Bruno também ensina pessoas de todas as idades a darem seus primeiros passos na música, em técnicas de instrumentos como violão, flauta e piano, e alfabetizando dentro da musicalização. Hoje produz seus próprios discos e trabalhos, além de ajudar a produzir outras carreiras musicais através da sua gravadora. “Para realizar qualquer projeto na vida se exige sacrifício, por isso nesse dia do músico desejo que aqueles que querem seguir por esse caminho acreditem e vivam essa arte com sinceridade, pois hoje com 29 anos já realizei meu sonho de criança de viajar e conhecer as culturas mundiais através da arte”.

 

Fonte: Jornal do Buritis

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?