A violência é, nos dias de hoje em nosso país, o tema que mais tira o sono das pessoas. O Buritis não é considerado um bairro com alta incidência de criminalidade. Pelo menos nos números oficiais da polícia, nosso bairro não está entre os infelizes líderes nesse quesito em BH. Mas mesmo assim temos muitos relatos de assaltos na região. É inegável que houve um aumento da criminalidade por aqui nos últimos anos. E não chega a ser surpreendente, já que o Buritis é o segundo bairro mais populoso da capital, e é considerado um bairro de classe média alta.

Talvez os números oficiais podem não ser tão confiáveis assim. Isso porque sabemos que muita gente deixa de fazer o registro oficial, o chamado Boleto de Ocorrência, em casos de crimes menores. Muito embora isso tenha ocorrido cada vez menos, devido à facilidade do registro de B.O. online, reduzindo muito a burocracia que afastava as pessoas. Então, talvez isso não chegasse a justificar uma elevação muito grande do Buritis nesta lista da violência por bairros em Belo Horizonte. Há muitos locais mais perigosos na cidade. Mas de qualquer forma, os casos existentes tem assustado os moradores.

Pensando em tentar mapear a violência por aqui, lançamos em nosso grupo do Facebook uma enquete. Nela, procuramos separar nossa região em macro-áreas baseadas em pontos de referência. Dessa forma, pedimos aos participantes que marcassem caso tivessem sofrido algum tipo de crime em uma ou mais dessas regiões e assim, podermos ter ideia de qual área tem sido a mais visada pela criminalidade.

O resultado da enquete em 10 dias mostrou que uma região relativamente nova do bairro tem sido o alvo preferencial dos criminosos. A área proxima à pista de cooper da Rua Henrique Badaró Portugal lidera com ampla vantagem.

O bairro, que antes tinha sua concentração principal na área central da A. Prof. Mário Werneck, onde ficam estabelecimentos como o Shopping Paragem, a Trigopane, entre outros, foi vendo aos poucos o foco do interesse migrar para o final da avenida e início da Aggeo Pio Sobrinho, área chamada popularmente de Buritis 2. É justamete o local onde a pista de cooper foi aberta ha poucos anos, e foi motivo de alegria para os moradores por constituir uma nova área de lazer e prática de esportes. Sendo uma rua “fechada”, possuiria transito bem leve e foi logo alvo de investimentos das construtoras, que ergueram ali belos edificios comerciais, com galerias e lojas. O sucesso não demorou e a pista hoje em dia fica bastante movimentada, tanto durante a semana quanto nos finais de semana, cheia com frequentadores dos restaurantes, bares e lojas, e também pelo pessoal que faz caminhadas e corridas na pista.

No entanto, a criminalidade também não demorou a perceber esse sucesso e os relatos de casos de assaltos por ali foram aumentando. Essa área também é próxima da saída para o Anel Rodoviário, e da divisa com o bairro Palmeiras, propiciando assim rotas de fuga mais fáceis do que em outras áreas da região. Moradores utilizam nosso grupo para postarem relatos de crimes sofridos nesta área. “Moro na Rua de tras da Rua da pista de corrida, vi um movimento e gritos de assalto. Um rapaz entrou em um Peugeot preto que estava na Rua da minha casa e saiu em alta velocidade.”, relatou Rafaela Monteiro.

Em segundo lugar na enquete ficou o Buritis 2, que começa justamente nessa região, e a área próxima ao parque Aggeo Pio Sobrinho, que também é fronteira com a pista de cooper.

Nem todo mundo ficou feliz com nossa enquete. Logo após a publicação, recebemos um alerta de uma autoridade (que preferimos não revelar) dizendo que não achava boa ideia. Um comerciante da região também nos contatou: “Entendo o seu post, que às vezes possa melhorar algo relacionado a segurança. Mas sou comerciante do Av. Henrique Badaró Portugal e este POST pode prejudicar muito o comércio na região. As pessoas podem começar evitar essas áreas e quem sai perdendo somos só nos, os comerciantes. Pense nesse meu ponto de vista.”, disse.

O Meu Bairro Buritis acredita que informação é uma arma e é essencial, sempre. Por isso optamos por manter a enquete no ar e fazer esta matéria. Claro que não queremos prejudicar os comerciantes da região, que é ótima e talvez por isso mesmo tem estado sob o radar de todos. O sucesso traz ganhos e também problemas. A intenção era usar essa informação para tentar pressionar as autoridades a aumentar o policiamento nessas áreas, se necessário, e até alertar os moradores e comerciantes desses locais, para juntos pensarem em que providências poderiam tomar para se precaver. Afinal, informação é sempre importante, não é mesmo?

Nós tentamos contato com representantes da PM e do COMSEBB (Comitê de Segurança do Bairro Buritis) para falar sobre o problema e pedir que nos dessem uma declaração sobre o assunto. Infelizmente até esta data não obtivemos retorno. Mas recebemos relatos de aumento de policiamento no local, o que já é uma ótima notícia.

————————-

EDITADO

Após a publicação recebemos mensagem do COMSEBB e através deles recebemos também uma resposta do ten. Edney, comandante da 126ª PM:
 
COMSEBB: “A 126 tem se esforçado duramente pra manter o policiamento no Buritis e atende prontamente todas as solicitações nossas e dos moradores dos grupos de segurança. A 126 recebeu novos oficiais que estes estão sendo direcionados para o local para ronda a pé. “
 
TEN. EDNEY: “Adiante, registro fotográfico de algumas ações e operações desencadeadas com a participação dos novos soldados.
 
Esses estão empregados nos serviços da Base de Segurança Comunitária, moto patrulhamento e, principalmente no policiando a pé, promovendo a interação comunitária e potencializando a prevenção criminal.”
 
Agradecemos ao ten. Edney e a Gracy Torres pelo retorno.

 

 

1 Comentário
  1. José areal 6 dias atrás

    Não é de hoje que eu elogio o trabalho, mas hoje, particularmente você foi preciso como um cirugião!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2018 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account