Carreira (Sheila Lobo), Colunas

Por onde anda seu foco?

Você é daqueles que tem uma lista de tarefas a realizar e, boa parte da lista fica para depois? Quais dos seus objetivos saíram do papel? O que está ficando para amanhã, mês que vêm ou se der tempo?

Ao observar suas respostas, liste quantos “tentei” você mencionou para justificar sua intenção de fazer. Quando se fala “tentar”, já se considera a possibilidade de não fazer. Lembre-se pensamento sem ação é ilusão.

Reflita sobre os fatores que roubam sua atenção, fazendo-o distrair do que realmente é importante. É natural que a mente divague, principalmente quando está repleta de preocupações. É como se você estivesse somente de corpo presente, seus pensamentos estão longe.

E, quanto mais nossa mente divaga, menos conseguimos registrar o que está acontecendo aqui e agora. Assim, os erros são mais propícios a ocorrer.

Reserve um momento para escrever tudo o que você deveria ter feito e não fez. Livre-se dos pensamentos perturbadores, das preocupações e concentre-se nesta atividade. Coloque na lista o que você realmente deseja fazer, ou seja, o que realmente é importante e defina um prazo para realizá-las. E, caso sua mente divague durante essa atividade, traga-a de volta para o que realmente importa. Você é o responsável pelos seus pensamentos. O controle de sua mente está sob seu poder.

Estudos comprovam que manter a atenção em um único ponto produz ações rápidas e assertivas. Foque no aqui e agora.

Daniel Goleman, autor do livro Foco, sugere algumas ações que o ajudarão a manter o foco:
Organize e priorize suas tarefas;

Remova as distrações: redes sociais, celular, internet, etc
Faça pausa de 15 minutos após alguma atividade que exigiu muito de você
Reserve alguns instantes para ficar em silêncio
Exercite-se
Leia um bom livro
Faça meditação.

Espero que essas dicas possam contribuir para que aumente seu foco e consequentemente seu desempenho melhore. Agora é com você!

 

 


Sheila de F. Lobo Thomaz é formada em Psicologia na PUC-MG, Coach de Carreira formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Sócia da empresa Gemas Coaching, onde desenvolve atendimentos individuais e em grupo, ministra palestras e workshop´s direcionados ao desenvolvimento humano. Dezessete anos de atuação em recursos humanos em empresas de diferentes segmentos.

Meu Bairro Buritis

Relative Posts

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.