Crianças brincando de bola, adultos fazendo caminhada, idosos em bancos e conversando enquanto aproveitam o sol. Neste cenário, na manhã desta segunda-feira (11), às 9h, a Fundação de Parques Municipais (FPM) juntamente com a Concessionária Via 040 (responsável pela gestão da rodovia BR-040) assinaram o Protocolo de Intenção para plantio de 100 mil mudas de árvores na cidade.

O prefeito Márcio Lacerda, Túlio Abi-Saber (o presidente da Via 040) e a presidente da FPM Karine Paiva estiveram no parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis, para oficializarem, em cerimônia, essa parceria.

MOTIVAÇÃO

Para atender aos critérios contratuais de concessão da BR-040 (trecho entre Brasília e Juiz de Fora), a empresa Via 040 dispôs 200 mil mudas de árvores dos biomas Cerrado e Mata Atlântica para os municípios que margeiam a rodovia e que tiveram interesse na inserção. Além do plantio, a Concessionária proporcionará o cuidado das mudas durante três anos.

Os municípios interessados foram Belo Horizonte, Nova Lima e Itabirito, dos quais, os dois últimos assinaram o Protocolo de Intenções no dia 7 de julho, quinta-feira, em Nova Lima. O protocolo é o contrato que antecede a formalização dos convênios que serão estabelecidos entre a empresa de concessão e os municípios – é o documento de aceitação da responsabilidade.

O parque Aggeo Pio Sobrinho foi escolhido como palco da solenidade de plantio das primeiras mudas por ser o segundo maior parque de Belo Horizonte, ter grande importância ecológica na fauna e flora da Serra do Curral (segundo a FPM) e conter três nascentes em seus quase 600 mil metros quadrados.

Serão plantadas no parque cinco mil mudas nativas da flora brasileira de acordo com a capacidade de adaptação do solo. No dia 14, quinta-feira, será a vez do parque Jacques Cousteau, no bairro Betânia, receber a cerimônia de plantio da primeira muda.

UMA PLANTA, UMA ESPERANÇA

Após os discursos de Karina Paiva, Túlio Abi-Saber e Márcio Lacerda, o prefeito e a comitiva se direcionaram ao local de plantio. Com o berço da muda aberto, Márcio Lacerda fez a primeira inserção no solo.

Moradores, líderes comunitários da Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB) e de projetos como “Bom na Bola, Bom na Vida”, estiveram na cerimônia e também fizeram reivindicações. A ABB pediu que o prefeito avaliasse a antiga demanda por recapeamento adequado da avenida Professor Mário Werneck.

Alguns manifestos foram registrados pelo prefeito que em seguida cedeu entrevista à imprensa, como é visto no vídeo abaixo.

 

Por Victória Trigueiro e William Araújo
Fonte: Jornal Daqui

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?