Os programas de extensão são a forma mais eficiente de unir o conhecimento adquirido na sala de aula com a prática profissional. Na Newton Paiva não faltam opções, principalmente no Campus Buritis, que abriga os programas Studio N, um escritório-modelo de Arquitetura e Urbanismo; o Smart Campus Newton, voltado para os estudantes de Engenharia; e o Fab Lab Newton, uma iniciativa pioneira em Minas Gerais, desenvolvida com foco na inovação e invenção.

Em comum, todos eles têm um importante diferencial: promovem a interação entre a instituição e a comunidade, complementando a formação dos alunos, promovendo a troca de conhecimentos e gerando benefícios para todos os envolvidos. Assim, todos saem ganhando: os universitários, que têm a chance de praticar suas futuras profissões, expandir horizontes e aprender novas culturas; e a comunidade, que encontra apoio especializado para a solução de problemas sociais.

No post de hoje, você vai saber um pouco mais sobre cada um desses programas, todos localizados na Rua José Cláudio Rezende, 420, no Buritis. Confira!

Studio N

O curso de Arquitetura e Urbanismo conta com um escritório modelo desde 2012, rebatizado recentemente como Studio N. O programa tem como objetivo preparar os alunos para a realidade de atuação do profissional, a partir do desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas de atuação do curso. Nesse espaço, são desenvolvidos projetos que contemplarão as necessidades e demandas da Newton, além de servir como um núcleo de serviços à comunidade, propiciando a extensão universitária.

A partir do acompanhamento dos orientadores e coordenadores, os professores Gustavo Cyrillo, Karine de Arimateia, Regina Martins e Rodrigo Reis, são desenvolvidas iniciativas como o Projeto Usucapião/CEJU, o Projeto Cidade da Paz e o Projeto Vila Acaba Mundo. Atualmente, o programa conta com o trabalho de dois extensionistas voluntários, três extensionistas remunerados e cinco estagiários.

Para fazer parte do programa, é preciso participar de um processo de seleção, que inclui análise de currículo, portfólio e entrevista, aberto no início de cada semestre. Para a coordenadora Regina Martins, esta é uma oportunidade muito importante para os alunos. “O Studio N permite que os estudantes coloquem em prática todo o conhecimento aprendido em sala de aula e que vivenciem o dia a dia de um escritório de arquitetura, do ponto de vista técnico e administrativo. É uma oportunidade de ter contato com o mercado e, mais do que isso: favorece o desenvolvimento de uma consciência social, uma vez que nossos projetos, na maioria das vezes, são voltados para a comunidade mais carente”, analisa.

Smart Campus Newton

Outro programa de extensão que traz muito orgulho para a Newton é o Smart Campus, inaugurado em 2016, com o objetivo de apoiar a formação de profissionais de Engenharia capazes de identificar oportunidades relacionadas ao conceito de cidades inteligentes, assim como inspirar, articular e estimular a criação e desenvolvimento de soluções de problemas reais da sociedade. Dessa forma, os estudantes podem adquirir experiência e treinamento em gerenciamento de projetos.

O SCN é subdividido em oito eixos, mais um núcleo facilitador: Educação, Saúde e Qualidade de Vida; Urbanização; Energia; Indústria e Negócios; Mobilidade e Segurança; TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação); e Meio Ambiente. Eles buscam contribuir para um conceito cada vez mais difundido na atualidade, o de Cidades Humanas Inteligentes e Sustentáveis (CHIS), que busca convergir todos os benefícios para a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida de sua população. “Tem a ver com a ideia de uma comunidade que promove, de forma integrada e sustentável, o bem-estar de todos os seus residentes”, explica a coordenadora do Smart Campus e professora do curso de Engenharia Química da Newton, Andréia Abrahão Sant’Anna.

Fab Lab Newton

O Complexo Buritis abriga, ainda, o Fab Lab, um projeto inovador e pioneiro em Minas Gerais – até mesmo no Brasil são poucos os espaços deste tipo. O laboratório de fabricação digital, integrado à rede mundial criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), é aberto para alunos de todos os cursos da Newton Paiva e também para a comunidade, que pode transformar em realidade os seus projetos nas mais diferentes áreas. Estudantes do centro universitário podem utilizar o espaço de segunda a sexta, enquanto o público em geral pode fazê-lo às quartas. Em todos os casos, é necessário fazer o agendamento pelo email [email protected]

O Fab Lab é equipado com máquinas de última geração e possui uma equipe de mentores responsáveis por auxiliar na utilização de Softwares de modelagem 2D e 3D, Impressora 3D, Cortadora a Laser, Cortadora de Vinil, Fresadora CNC de Precisão, Fresadora CNC de grande formato, Eletrônica e Programação.

De acordo com a Fab Manager, Carla Werkhaizer, o objetivo é fazer com que cada vez mais alunos utilizem a estrutura do local, que, somente nos primeiros seis meses de 2017 já desenvolveu 1.567 projetos. “Atualmente, os cursos que mais utilizam o espaço são Arquitetura e Odontologia, seguidos da Engenharia Mecânica, mas a intenção é fazer com que os 16 mil alunos da Newton façam uso deste programa, que oferece uma oportunidade única de utilizar tecnologia de ponta para desenvolver projetos”, conta.

Telefone Geral Newton: (31) 4005-9019

 

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?