Excesso de uso da tecnologia, sobrecarga de atividades extra curriculares, falta de espaço, falta de incentivo dos pais, insegurança… São os mais diversos fatores que cada vez mais tem feito as crianças e adolescentes permanecerem em casa, entregues ao vício do vídeo game, smartphones ou tablets. Passeios ao ar livre, na natureza e momentos de convivência familiar são cada vez mais raros. Pais se sentem sobrecarregados com tarefas domésticas, com o trabalho e quando enfim chegam em casa à noite não têm disposição para mais nada, ficando as crianças muitas vezes frustradas por não poder brincar, bater um papo ou passear com os pais.

Tudo isso tem contribuído para que crianças e adolescentes se sintam cada vez mais sozinhos, imersos no mundo virtual e distantes de contatos e convívio social com amigos e a própria família, o que tem desencadeado muitos casos de depressão e ansiedade.

Recentemente o pânico gerado pelo Jogo da Baleia Azul tomou conta da mídia e redes sociais. Crianças entrando em desafios que colocavam sua própria vida em risco e muitos se  perguntavam : por quê? A resposta, não tão simples, é buscada num momento em que não só crianças e adolescentes mas todos nós adultos nos vimos imersos no mundo virtual, usando e abusando das facilidades que a tecnologia nos oferece, mas nos afastando de nossos filhos, da nossa família e dos nossos amigos.

Necessitamos de um momento, de um espaço, onde nos dediquemos exclusivamente aos nossos filhos. Que possamos sentar no chão com eles, jogar bola, pular amarelinha, andar de bicicleta, de patins, passear com seu cachorro ou simplesmente para bater um papo. Perguntas como: “filho, como foi sua semana?”, “tem feito novos amigos na escola?”, “como são seus novos professores?”, “você gostaria de ir ao cinema comigo?”, “do que você mais gosta de brincar no celular?” são extremamente importantes para demonstrar seu interesse na vida de seus filhos e, acima de tudo, saber como anda a vida deles. É importante para a construção da autoestima da criança saber que ela é importante para seus pais diante um mundo de atribuições profissionais importantes e que ela saiba que tem um AMIGO com quem  pode contar.

A Rua de Lazer na Av. Henrique Badaró Portugal, proporcionada pela parceria ABB/PBH, chega num momento importante para a comunidade. Já era uma demanda antiga dos moradores, mas agora que conseguimos concretizá-la será muito bem vinda não só como um espaço e momento de incentivo às práticas esportivas e vida saudável, mas um momento de convivência familiar. Recomendo a pais e filhos abdicarem do uso dos celulares este dia.

Aproveitem esse momento para caminhar, brincar e se divertirem ao ar livre com seus filhos. Serão momentos valiosos que certamente ajudarão a construir e fortalecer a autoestima das crianças que por sua vez as manterão seguras e conscientes na hora de tomar decisões importantes nos cuidados com sua vida, seu corpo e seus relacionamentos. E em situações que as coloquem em risco, como no Jogo Baleia Azul, ter confiança para buscar a ajuda e orientação dos pais, mas acima de tudo ter autonomia para dizer NÃO!

 

Fonte: Folha Buritis

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?