rua-pedro-laborne

Começou a tradicional época do período de chuvas em Belo Horizonte. Nos últimos dias, tivemos chuvas fortes no Buritis que acabaram causando alguns alagamentos. Uma região em especial sofreu bastante em função de uma obra. A Rua Pedro Laborne, por onde passa o Córrego do Carcadinho, está sendo pavimentada. Com isso a região acumulou muita água e lama. Nas redes sociais, publicamos vídeos enviados por moradores mostrando o caos na região. A obra em questão tem sido muito questionada. Na edição deste mês, o Jornal do Buritis traz uma matéria, que você pode ler abaixo nos próximos parágrafos, falando sobre a realização e os responsáveis por esta obra.

“Após 12 anos de expectativa, o desejo de muitos moradores da região central do Buritis se tornará realidade. O trecho do Córrego do Cercadinho, que fica no final da Rua Pedro Laborne Tavares entre a Avenida Engenheiro Carlos Goulart e a Rua Senador Lima Guimarães passou por uma grande obra e dentro de alguns dias a rua dará acesso aos veículos a estas duas importantes vias de acesso ao bairro. A perspectiva é de melhorias para o trânsito local, além de maior segurança e bem-estar à comunidade.

A obra, que irá gerar um custo em torno dos R$200 mil aos cofres do município, consiste em pavimentar este trecho restante da rua, contudo, não foi simplesmente alinhar o terreno e jogar o asfalto. Antes foi preciso canalizar a parte do córrego que corre por baixo da via. Um trabalho mais delicado que necessitou de uma demanda maior de tempo. Os serviços estão perto do fim e irão durar cerca de 45 dias.

Sandra Begonha, Diretora do Colégio Batista Mineiro, que fica bem em frente ao local da obra, comemora a realização dos serviços. Nos últimos anos ela acompanhou de perto todos os problemas ocorridos em virtude da exposição do córrego no local. “Era muito lixo jogado aqui, o que gerava um enorme mal cheiro e facilitava a proliferação de pragas. Na época de chuvas então, era sempre uma apreensão com receio de inundações. O colégio nunca teve problemas porque temos dois pontos de escoamento de água, mas o Mc Donald’s aqui ao lado já sofreu bastante. Além disso, ouvimos muitos casos de marginais que utilizavam o local para fugas”. De acordo com Sandra, os pais dos alunos sempre se preocuparam com a saúde dos filhos pelo colégio estar próximo ao córrego aberto. Para amenizar o problema, a própria escola mandou que uma grade fosse instalada em volta do trecho não pavimentado.

O acesso das crianças foi restrito, porém o lixo continuou sendo jogado no local. “Infelizmente ainda existem pessoas que não têm esta consciência ambiental. Espero que com a realização da obra tudo se resolva”.

Vereador também comemora

Nos últimos três anos algumas reuniões com moradores, comerciantes e lideranças políticas da região foram realizadas para debater o problema da Rua Pedro Laborne Tavares. Houve um consenso que a solução imediata seria a pavimentação do restante da rua. No entanto, entre a ideia e a resolução parecia haver uma distância maior que o córrego. Mas, com muita insistência, a obra saiu do papel, o que deixou bastante satisfeito o vereador Elvis Côrtes.

O parlamentar entrou na briga pela realização da obra desde o início do seu mandato. Foram dois anos e meio de muitas reuniões, pedidos e cobranças ao Executivo. “A dificuldade foi tanta que um dia cheguei a dizer: não termino meu mandato sem esta ponte. Me arrisquei, mas a palavra realmente tem força. Esta é uma conquista de toda a comunidade do Buritis”.

Elvis Côrtes acredita que, além de todas as melhorias já citadas, a obra, segundo ele, moderna e segura, irá valorizar ainda mais a região. “O Buritis é um bairro nobre, central e não poderia conviver com uma situação como esta, que não deve existir nem em periferia”, ressalta.”

 

Fonte: Jornal do Buritis

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?