Surgimento de macacos mortos assusta moradores do Estrela Dalva - Meu Bairro Buritis

De acordo com uma moradora, que publicou em nosso grupo no Facebook hoje pela manhã, foram encontrados dois macacos mortos no Conjunto Estrela Dalva.  Como sempre nesses casos, surge medo da contaminação com a Febre Amarela. “Este miquinho foi encontrado hoje, pela manhã, aqui no conjunto Estrela Dalva, no bloco em frente à Escola. E parece que tem outro no Parque Estrela Dalva. Já foi feito contato com a Zoonoses, que farão o recolhimento e análise da morte.”, escreveu Carmelita Lúcia.

O Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, foi rcentemente reaberto para visitação pública, depois de ficar 3 meses fechado devido a suspeitas de contaminação. No entanto a visitação só está sendo permitida mediante apresentação do cartão de vacinação.

As notícias sobre o surto de febre amarela trouxeram, além da preocupação com a doença, mais um dado triste: algumas pessoas, especialmente residentes em áreas rurais e com risco de contaminação, passaram a atacar macacos por medo de contágio. Mas é importante frisar que não existe razão alguma para se acreditar que macacos possam oferecer riscos à população. Na verdade, os macacos, assim como os seres humanos, são vítimas da doença, que também pode matá-los. A preocupação real é que os macacos possam ter sido picados pelo mosquito transmissor, e isso significaria que há possibilidade de contágio próximo ao local.

A Prefeitura de Belo Horizonte tem executado medidas preventivas para proteger a população e minimizar o risco de transmissão da doença na capital. É importante informar que não há casos de febre amarela com transmissão ocorrida em Belo Horizonte. Foram confirmados dez casos em residentes, todos com história de viagem para outros municípios.

A vacina é a principal forma de proteção contra a febre amarela e está disponível em todos os 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte, sendo encontrada durante todo o ano nessas unidades de 9 às 17 horas. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2018 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?