Os alunos do curso noturno de odontologia da UNI-BH decidiram paralisar as aulas devido a um surto de caxumba. Há relatos de 15 casos (sendo 12 confirmados e 3 suspeitas, embora o UNI-BH confirme apenas 8 casos) da doença, em uma mesma trurma, durante o período de um mês. Desde o último dia 09/05 as aulas foram interrompidas até que o perído de transmissão chegue ao fim.

Também conhecida como parotidite, a Caxumba é altamente infecciosa e dura cerca de uma semana. É transmitida por um vírus que inflama glândulas do corpo – salivares, dos testículos e de ovários – e causa sintomas parecidos com os do resfriado: dor de cabeça, febre baixa, perda de apetite, mal-estar e dor muscular.

“Ninguém foi a aula hoje e vai ficar assim por pelo menos uma semana”, disse uma aluna, que não quis se identificar, ao jornal O Tempo. “Comecei a sentir os sintomas no sábado. Dor de ouvido, rosto inchado, dificuldade para engolir, febre”, relatou.

Em nota, o UNI-BH informa que suspendeu as aulas da turma em questão até esta segunda-feira (14) e que haverá reposição do conteúdo. “Os alunos, professores e colaboradores que possivelmente tiveram contato com o grupo infectado receberão a vacina nesta quinta (10), às 19h, no Campus Buritis. O Centro Universitário reitera que está seguindo os protocolos estipulados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para garantir o bem-estar de todos os envolvidos”.

A vacina triviral, que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela, e deve ser tomada em dose única aos 12 meses, é disponibilizada gratuitamente pela prefeitura nos centros de saúde. Caso não tenha sido vacinado na infância, pessoas de 10 aos 29 anos devem tomar 2 doses. No caso de pessoas entre 30 e 49 anos, o recomendado é uma dose.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2018 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?