Treinamento com pesos não é matemática, em musculação nem sempre dois mais dois é igual a quatro porque existem algumas variáveis envolvidas nesse processo, o que faz com que certos resultados pareçam fáceis para algumas pessoas e para outras pareçam tarefa impossível. Para esclarecer melhor o assunto vou apresentar estas variáveis que podem ajudar a esclarecer essa dificuldade em obter resultados na musculação.

1) O treino está leve. Muitas pessoas treinam meses mas subestimam sua força, isso significa que elas estão levantando uma carga que para elas está pesada mas na realidade essa carga está BEM abaixo do que elas conseguiriam levantar se estivessem mais atentas ao treinamento.

2) Genética. Algumas pessoas treinam pesado e não ganham massa muscular porque não possuem muitas fibras brancas em determinados grupos musculares, nesse caso o ganho de massa muscular realmente fica prejudicado, isso é muito comum com pessoas muito magras que tem dificuldade em ganhar peso.

3) Alimentação incorreta. Na falta de uma alimentação rica em carboidratos complexos, proteínas, vitaminas e minerais o aluno vai apresentar dificuldade em ganhar massa muscular. Há casos onde o aluno treina meses e ganha peso só de gordura em função da alimentação não estar balanceada.

4) O treino está mal organizado. Existem casos que o aluno acha que está treinando corretamente mas não está recebendo a orientação adequada. Por exemplo, treinar demais, 5 vezes por semana com alta intensidade e alto volume sem descanso gera efeito contrário no treinamento devido a falta de um período de descanso adequado, pois há muito estímulo mas pouco tempo de recuperação entre os treinos.

5) Treino sem ficha. Infelizmente ainda existem alunos que treinam sem ficha e não recebem uma orientação correta, vinda de amigos, personais com pouco conhecimento ou internet. A ficha garante que o treino seja progressivamente calculado para a evolução do ganho de força, a falta dela pode gerar um planejamento incorreto que prejudica o resultado final. Por exemplo, personais que trabalham sem uma ficha montada para seus alunos, como eles vão saber qual a carga correta para o aluno se nada está anotado? Ou seja, dificilmente esse aluno estará treinando com a carga ideal sem esse monitoramento do peso.


Bruno Mello 
é Coordenador técnico da MCM academia, professor de educação física e jornalista

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?