O alto volume de cães e gatos abandonados na ruas da região é alarmante. Segundo dados do Censo Animal (2016), Belo Horizonte possui aproximadamente 291 mil cães e 85 mil gatos. Em nosso grupo no Facebook recebemos diariamente diversos posts de animais encontrados pelas ruas a espera de um adotante. Muitas pessoas se dispõem a ajudar, mas acabam com muitas dificuldades e sobrecarregados devido a à grande quantidade de animais e a dificuldade para conseguir adotantes. Um integrante do grupo chegou a questionar se o bairro poderia estar sendo procurado para abandono de animais, devido ao conhecimento sobre o grupo onde são divulgadas e promovidas tantas adoções.

A melhor forma para lidar com esse problema é a castração. Para inibir o aumento desordenado dessa população e o consequente abandono dos animais, a Prefeitura de Belo Horizonte oferece gratuitamente a castração cirúrgica. Além de ser uma importante forma de controle populacional, a esterilização de cães e gatos, previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor e a morte precoce causada por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal.

Aqui na região o posto responsável pelo atendimento é o Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste que fica na Rua Alexandre Siqueira, 375, bairro Salgado Filho. Telefone: 3277-7576.

A procura é grande, mas há problemas relativos ao alto índice de faltas. “Em função das desistências, deixamos de atender a quem realmente tem interesse. Se todos comparecessem, seriam feitos em média 9 mil atendimentos por ano”, observa a veterinária responsável pelas cirurgias, Ingrid Mattos Chiarelli.

A Prefeitura também possui uma van adaptada para a realização de cirurgias. A equipe da unidade móvel de esterilização percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 30 cirurgias diárias. Mesmo com o índice de faltas, são realizadas aproximadamente 400 cirurgias de esterilização por mês.

Para inibir o abandono de animais de estimação, a Prefeitura promove feiras de adoção e ações de incentivo à guarda responsável como palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população e a produção de panfletos explicativos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Envie-nos uma mensagem

Enviando

©2019 Meu Bairro Buritis | Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?