Dicas para propaganda em redes sociais

Dicas para propaganda em redes sociais

Toda empresa precisa de publicidade e propaganda. Sem anunciar seus proutos ou serviços, de várias formas possíveis, dificilmente você consegue vender. Mas o que é publicidade? Qualquer coisa que você faça com a intenção de atrair clientes pode ser considerada propaganda. Até mesmo a fachada da sua loja. Ou a indicação que um cliente faz pra um amigo (a famosa propaganda boca-a-boca) quando é bem atendido. E a internet também é um excelete canal pra isso. As redes sociais hoje proporcionam uma forma muito eficiente de chegar até seu público, sem ter que gastar rios de dinheiro fazendo anúncios pra gente que não interessa pro seu negócio.

Mas as redes sociais tem muita coisa. É um oceano de informação. E por isso você precisa saber como fazer sua propaganda da forma correta. Para que você consiga direcionar pras pessoas certas, e consiga atrair a atenção dessas pessoas. Não é tão fácil assim. No meio de tanta coisa, você conseguir se destacar e fazer com que seu possível novo ciente te veja.

O Meu Bairro Buritis proporciona aos comerciantes locais uma plataforma bastante eficiente de atingir um público que mora ou vive perto da sua empresa, e que, portanto, é um potencial consumidor do seu produto ou serviço. Sendo assim, a primeira meta, aquela de conseguir direcionar sua propaganda pro público certo, fica fácil de ser atingida. Resta a segunda. Como atrair a atenção desse público?

Bem, primeiro precisamos dizer que é pra isso que existe uma formação profissional voltada a esses objetivos. Ter profissionais especializados em Publicidade e Propaganda com foco em Mídia Social, é excelente. Mas, se você não quer, ou não pode, contratar uma empresa, ou profissional, especializado para planejar, criar e gerenciar sua campanha de publicidade, e vai fazer isso você mesmo, vamos tentar te dar algumas dicas.

A maioria das pessoas, com pouco conhecimento de mídias sociais e de conceitos de publicidade e propaganda, tenta fazer anúncios institucionais básicos. Mais ou menos como aqueles que se via, e vê ainda, nos jornais ou revistas impressos. É um erro! Se você está fazendo um anúncio no jornal Estado de Minas, ok, é isso mesmo. Mas se você optou por gastar menos e focar mais, usando as redes sociais, você precisa entender que são mídias diferentes, e que exigem métodos diferentes. Você está tentando utilizar um modelo de publicidade de uma mídia (e suas limitações óbvias) em outra, muito mais moderna e que oferece muitas possíbilidades a mais.

A primeira coisa que você deve fazer ao tentar pensar em como fazer sua propaganda, seja ela em que veículo de mídia for, é um exercício de se colocar no lugar do seu potencial cliente. Pode parecer, e muita gente acha que é simples, mas não é fácil se desprender do seu papel de proprietário ou funcionário, com todas as informações e parcialidade que isso te oferece. Entender o que seu público-alvo gosta, se interessa e precisa, é esssencial.

Outra dica, tão importante quanto a primeira, é procurar ter um profundo conhecimento de como cada mídia social e cada plataforma funciona, e o que costuma se sair melhor naquele modelo específico. Veja, uma página do Facebook é muito diferente um grupo, no mesmo Facebook. Que por sua vez é muito diferente de um post no feed do Instagram. Este é bem diferente de um stories nesse mesmo Instagram. Que é diferente do Whatsapp, do Youtube… Cada um tem suas particularidades. Se você não conhece bem esses detalhes de cada uma, dificilmente vai conseguir fazer algo que seja realmente eficiente e atinja todo o potencial que oferecem. É justamente por isso também que muitos jovens de hoje, muito habituados aos meios digitais desde cedo, conseguem se tornar influencers e atingir muita gente, enquanto há muito profissional formado em Comuicação tradicional que não consegue sair do lugar, quando se fala de online.

Isso quer dizer então que somente profissionais da área ou influencers conseguirão fazer algo que gere bons resultados? Não necessariamente. Há muitos casos de pessoas que não são da área e que conseguiram fazer posts que bombaram, e trouxeram excelentes resultados.

Mas isso pode se dever a vários fatores. Pode ser que o produto que ofereciam tinha uma grande demanda reprimida. Pode ser que apelaram pro fator preço, e ofereceram algo que muita gente quer por um preço muito abaixo do praticado pelo mercado. Isso também é uma estratégia tradicional de Publicidade e Propaganda. As famosas promoções as vezes podem ser eficientes. Oferecer um produto por um preço muito baixo visando atrair o público pro seu negócio, e assim fidelizar, vendendo outras coisas. Mas, no fim das contas, pode ser também, e em geral é, puro acaso. Aquela pessoa não fez conscientemente. Ela deu sorte, e as mídias sociais proporcionaram a ela o poder da viralização. Bem, mas você está pagando pra fazer um anúncio do seu negócio. Não quer depender da sorte, quer? Pra isso você precisa de informação e conhecimento.

E como conseguir isso? Utilize muito as redes sociais. Seja um hard user. Entenda todas as funcionalidades, entenda como funciona de verdade. Dificilmente você vai conseguir ser um expert em todas. Mas se você usa muito o Instagram e pouco o Facebook, por exemplo, foque nele na hora de fazer seu anúncio. Provavelmente você vai conseguir se sair melhor lá. E, claro, pesquise. Use o Google e busque informação. Não necessariamente “como anunciar no Instagram”. Pesquise sobre o Instagram de forma geral. O que é mais forte por lá, o que os usuários do Instagram gostam e procuram mais. Quais os problemas do Instagram também. Enfim, estude a plataforma. Dessa forma você vai ter um suporte de informação na hora de tentar cruzar os seguintes dados:

O que funciona bem na plataforma que quero usar X O que meu potencial público gosta e se interessa?

É assim que você vai conseguir montar um anúncio realmente eficiente, que vai bombar e se converter em vendas.

Abaixo, seguem algumas dicas um pouco mais gerais, sobre redes sociais:

  • A principal diferença da mídia social pra mídia tradicional é que nelas as pessoas tem voz. A comunicação não precisa ser de mão única. Nas redes sociais as pessoas podem, e querem, interagir. Estimule isso. Busque isso. Faça perguntas. Estimule participação com enquetes. Etc.
  • Como foi dito antes, conheça as mídias sociais e suas características. Elas mudam com o passar do tempo. Vivemos hoje um momento onde uma forma de conteúdo que é bastante priorizada são os vídeos. Não precisa necessariamente ser um vídeo super profissional, hoje em dia todo mundo tem um celular que permite fazer um vídeo com boa qualidade de imagem. Mas é importante ser criativo! Ah, e vídeos curtos são melhores.
  • Estimule o compartilhamento e o comentário com conteúdo realmente interessante. Toda rede social usa alguns conceitos básicos em seu algoritmo pra priorização de conteúdos relevantes. Como elas definem o que é relevante? É uma combinação de vários fatores, como assuntos de interesse dos usuários. Mas um dos principais deles é identificar quais posts conseguiram chamar atenção o suficiente pra atrair a curtida, e principalmente o comentário. Você faz um post, ele vai entrar na onda junto com milhares de outros que estão postando ao mesmo tempo que você. A rede social vai exibir seu post pra algumas pessoas, talvez aquelas que possam ja ter mostrado interesse no seu negócio ou no tema do seu negócio, dentre aquelas que estavam online naquele exato momento. Se dentre essas seu post conseguir algumas curtidas e comentários, e um outro post não conseguir nenhum, qual você acha que será então exibido pra mais algumas pessoas? E assim por diante, enquanto um post esta obtendo um bom resultado ele vai conseguindo galgar mais e mais espaço. Até que ele atinja seu potencial máximo e comece a sumir no fluxo. Esse é o conceito de viralização. É isso que você precisa buscar.
  • Propaganda nem sempre precisa ser tão direta. As vezes um conteúdo de humor, jornalismo ou entretenimento, que de alguma forma indireta ou mais discreta, vai relacionar com o seu negócio, pode te trazer resultados muito melhores do que um post “Olha a minha empresa e o produto que eu vendo!”
  • No caso específico do Meu Bairro Buritis lembre-se que as pessoas não seguem nossos perfis, ou participam dos nossos grupos, pra ver propaganda. Lembra que falamos acima pra se colocar no lugar do possível cliente? Pense em você mesmo como usuário. É chato ser bombardeado por um monte de propaganda irrelevante, ou spam, não é? Quando a gente percebe que um post é uma propaganda descarada, as vezes só de bater o olho, já passamos direto sem nem dar atenção. Você precisa evitar isso. Por isso falamos da propaganda indireta. Fazer algo que não pareça uma propaganda pode ser uma excelente forma de divulgação.
  • Entenda que tudo depende. Vídeo é uma boa, mas nem sempre vai dar certo. Textos grandes em geral não são recomendados, mas as vezes funcionam bem também. Imagens com boas produção e de alta qualidade são melhores, mas as vezes uma foto da sua câmera do celular mesmo, pode se sair bem. Propaganda direta pode sim funcionar, se seu produto é muito diferenciado e tem muita demanda. Tudo é variável e N fatores contribuem. Procure analisar cada situação e avaliar cada caso.
  • Sobre os formatos oferecidos pelo Meu Bairro Buritis, todas as dicas acima valem. No entanto, podemos citar algumas diferenças básicas entre os formatos oferecidos. No caso do grupo do Facebook, o potencial de público é grande. Afinal, são mais de 100 mil pessoas. Mas isso também quer dizer que a concorrência de posts é igualmente grande. Todo mundo pode postar e são centenas de posts novos por dia. Então precisa usar muito bem as dicas acima pra conseguir se destacar. Mas reservamos dois formatos que podem dar um pouco mais de visibilidade sem que necessariamente você precise ser um super expert e criar um anúncio perfeito. Temos dois espaços pra isso, a Capa do Grupo e o chamado Post Fixo. Mas é importante ressaltar que um post simples comum pode conseguir se sair melhor se seguir nossas dicas e viralizar. Só que se não for feito da forma certa, ele pode passar batido e ser muito pouco visualizado, se perder rapidamente no fluxo de postagens. Por isso oferecemos esses espaços de Capa e Post Fixo. São um pouco mais garantidos. Com eles você sabe que consegue alguma visualização mínima. Eles não vão se perder, estarão sempre ali.

É isso. Esperamos poder ter ajudado a esclarecer um pouco melhor. 😉


Leonardo Orrico Publicitário, entusiasta das redes sociais, administra o projeto Meu Bairro Buritis junto com sua esposa e seus nove gatos, tentando fazer sua parte para um mundo melhor, começando pelo seu bairro. 

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