Netiqueta – Você sabe como se comportar online?

Netiqueta – Você sabe como se comportar online?

Todos nós sabemos que na nossa sociedade há certas “regras” que conduzem nosso comportamento social. Essas regras não são escritas e nem impostas a ninguém, mas são aprendidas na infância ou ao longo da vida, e são muito importantes se você quiser ser bem aceito nos ambientes que frequenta. Tem gente que pensa que etiqueta é bobagem, coisa de gente esnobe. Mas eles mal se dão conta do quanto ela é necessária e apreciada. Claro que não falamos aqui de regras antiquadas e excessivas, mas sim daquelas noções básicas de boa educação.

Sabe aquelas regrinhas tão naturais que você sequer pára pra penszar sobre elas? Tipo, entrar na fila e esperar a sua vez? Pedir um favor e agradecer por algo? Tudo isso nada mais é do que etiqueta social, algo como um padrão de comportamento adotado em nome da necessidade de adequação a cada ambiente ou situação de convívio grupal, além de um sinal de respeito às diferentes sensibilidades de um coletivo.

E em tempos de internet e interação digital, obviamente também surgiram certos padrões de comportamento esperados em determinadas situações, para que se mantenha a cordialidade, eficiência e boa educação, também online. É a chamada Netiqueta.

Nas redes sociais, estar em dia com as regras de netiqueta deveria ser algo natural pra todos, assim como é no mundo real offline. Mas, por ser algo relativamente novo, muita gente ainda não aprendeu alguns desses padrões esperados. Com isso, o que vemos em demasia são discussões e brigas virtuais desnecessárias, que nunca ocorreriam caso estivessem cara a cara.

Uma pesquisa feita pela Intel sobre etiqueta no mundo virtual aponta que 92% dos entrevistados concordam que as pessoas deveriam ter mais cuidado ao usar seus dispositivos móveis. Mesmo assim, um em cada cinco adultos admite o seu “mau comportamento porque todo mundo faz igual”

Então vamos tentar citar algumas dessas “regras” e situações. Será que você pratica todas da melhor forma?

USANDO E-MAIL

  • Ao receber um e-mail de alguém conhecido, confirme a chegada ou responda assim que puder. Não deixe a pessoa falando sozinha.
  • Preencha sempre o campo “Assunto”. É ele que determina o interesse e a prioridade de leitura.
  • Antes de enviar ou encaminhar um e-mail de piada, mensagem motivacional ou corrente, tente pensar se aquela pessoa realmente gostaria de receber aquilo. Lembre-se que nem todos compartilham dos mesmos gostos e interesses que você.

NAS REDES SOCIAIS

  • Viu um post com o qual você não concorda e sentiu vontade de emitir sua opinião contrária? Antes de fazer isso verifique algumas coisas. A pessoa que postou é sua amiga? Tem intimidade? Sabe se ela está disposta a ouvir opiniões contrárias? Ela se mostrou aberta ao diálogo no post? Se a resposta a qualquer uma das questões acima for negativa, é melhor não comentar. Você não precisa dar sua opinião sobre tudo. E nem todo mundo está disposto a ouvir opiniões não solicitadas. O provável de acontecer é você gerar um estresse desnecessário com um desconhecido. Pensa bem, pra que? Mas, se mesmo assim você decidir comentar, a regra da boa educação sempre continua válida. Seja educado e gentil.
  • Alguém fez um post vendendo um produto que, por acaso, você também tem pra vender. Nunca encare isso como uma oportunidade de também fazer sua venda. Não comente oferecendo o seu produto, nem tente abordar os que comentam ali interessados na compra. Pense, se você estivesse na rua tentando vender e viesse um outro vendedor concorrente, parasse do seu lado e abordasse as pessoas que se interessassem pelo seu produto. O que você acharia disso? Baita falta de ética, não é? Por que você faria isso online, então? O mesmo direito que ele tem você também tem. Faça seu próprio post oferecendo seu produto ou serviço.
  • Não corrija o português alheio. Quando alguém escreveu algo errado, isso pode ser por vários motivos. Pode ser pressa ao escrever, pode ser uma mudança despercebida feita pelo corretor automático do celular, pode ser proposital devido a um meme…. Em qualquer desses casos sua correção é desnecessária. Ou pode ser que realmente a pessoa errou por desconhecer a forma correta. Mas, mesmo nessa situação, sua ajuda com a correção só será realmente vista como uma ajuda se for feita em particular e usando de muita gentileza. Caso contrário será somente grosseria e arrogância. Correção feita em público só serve pra humilhar a outra pessoa. Precisamos nos lembrar que infelizmente vivemos em um país onde muitos não tiveram oportunidade de receber uma boa educação. E rede social não é ambiente onde se exige formalidade. O importante é que a mensagem seja entendida.

NOS APLICATIVOS DE MENSAGEM

  • Não envie mensagem muito tarde da noite ou durante a madrugada. Esse é um horário no qual a maioria das pessoas está descansando ou dormindo, e sua mensagem poderá ser bastante incômoda. Provavelmente ela não vai te responder nesse horário mesmo, então melhor esperar pra enviar em um horário adequado. Principalmente se você não for muito íntimo da pessoa.
  • Não envie apenas “bom dia”, ou algo tipo, e fique aguardando resposta. Sabemos que no mundo offline essa é a forma bem educada, mas no mundo virtual as coisas são um pouco diferentes. A grande vantagem da comunicação por mensagem ao invés do telefone, é que dessa forma conseguimos conversar sem que necessariamente as duas pessoas precisem estar disponíveis ao mesmo tempo. Você manda sua mensagem e a outra pessoa responde quando puder. Sendo assim, se você manda a saudação e aguarda você esta desperdiçando tempo. A saudação é importante, mas junto com ela já escreva o que deseja.
  • A mesma regra dos e-mails vale também aqui. Pense e repense várias vezes antes de encaminhar propagandas ou mensagens não solicitadas como piadas e textos motivacionais ou correntes. Nem todo mundo gosta de receber isso. Você pode acabar sendo muito inconveniente.
  • Use a opção de envio de mensagem de áudio com moderação. Muitas pessoas hoje preferem receber as mensagens por escrito. Isso facilita muito, de diversas formas. Foi justamente por isso que os aplicativos de mensagem praticamente substituíram por completo o telefone. Muitas vezes a pessoa não está podendo ouvir um áudio naquele momento. Então, tente sempre ser objetivo e conciso. Principalmente com desconhecidos.
  • E também evite ao máximo as ligações. Se não for urgente ou extremamente necessário, prefira a mensagem.
  • Não escreva mensagens em letras maiúsculas e evite palavras sublinhadas e em negrito. Isso é entendido como grito e grosseria.
  • Em vez de mensagens curtas em várias linhas, escreva uma frase completa e envie.

REGRAS GERAIS

  • Pense duas vezes antes de escrever qualquer coisa. Será que diríamos o mesmo pessoalmente para alguém?
  • Siga a maioria dos mesmo padrões de comportamento adotados na vida real.
  • Respeite o tempo e a conexão dos outros: enviar e-mails e mensagens repetidos ou sem utilidade para o destinatário é indelicado, assim como copiá-los para pessoas que não precisam daquela informação.
  • Não inclua ninguém em grupos ou lista de transmissão sem autorização.
  • Passe uma boa imagem on-line: você será julgado pela qualidade do que escreve. É preciso conhecer o assunto, escrever de modo compreensível e claro e evitar erros graves de gramática e ortografia.
  • Se pode contribuir com uma resposta inteligente, compartilhe conhecimentos. Mas sempre lembrando de ser gentil, empático e educado.
  • Não entre em discussões inflamadas, os flamings, em que os internautas defendem uma opinião de maneira emocional e acalorada, com a intenção de provocar reações hostis.
  • Respeite a privacidade dos outros.
  • Perdoe os erros das outras pessoas. Quando alguém comete um equívoco ou faz uma pergunta boba, seja gentil. Se achar que deve corrigir, não faça isso publicamente e de maneira grosseira. Afinal, todo mundo já foi novato na internet algum dia, não é?

Meu Bairro Buritis

Criador e administrador do projeto Meu Bairro Buritis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
    0
    Seu Carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar pra loja